Os municípios do Estado do Santa Catarina
Esta página lista a ordem cronológica de criação dos atuais 295 municípios do estado de Santa Catarina. O litoral catarinense foi administrativamente seccionado em três "núcleos" litorâneos: São Francisco do Sul (norte), Laguna (sul) e Florianópolis (centro).
O Estado tem 295 municípios e a Capital é Florianópolis. Entre as maiores cidades, destacam-se Joinville, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma, Lages e Jaraguá do Sul.
As 5 melhores cidades de Santa Catarina para morar
A cidade de Joinville é 32,2% mais barata para se viver que Balneário Camboriú e 14% mais em conta para se viver que Blumenau, segundo a pesquisa do site que mapeia o custo de vida em qualquer cidade do Brasil, a partir de dados enviados pelos próprios usuários.
Florianópolis A capital de Santa Catarina aparece na primeira posição entre as cidades catarinenses com melhor IDHM, com um índice de 0,847.
Um dos destaques é a cidade de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste de SC, que lidera a lista com 524 vagas em diferentes áreas. Tubarão, no Sul do Estado, também se destaca com 366 postos de trabalho, sendo cinco para PCDs.
De acordo com o Ministério do Trabalho, Chapecó está entre as cidades que mais geram emprego. Por isso, também é uma das melhores cidades de Santa Catarina....Entre as 50 primeiras, podemos destacar dez cidades catarinenses:
Municípios catarinenses (População) – Taxa de homicídios em SC:
Lista das cidades mais seguras de Santa Catarina
Saiba quais são as melhores cidades litorâneas de Santa Catarina
Anualmente o site Ranking Connected Smart Cities, divulga uma consultoria da Urban Systems com as cidades mais seguras do país. Neste ano, a pesquisa indicou Balneário Camboriú como a cidade mais segura do Brasil e apresentou os municípios com maior potencial de desenvolvimento no país.
Esta é a lista das 10 cidades, com mais de 100 mil habitantes, mais violentas do Brasil, atualizada em 2019:
São Paulo
Conheça os 10 países mais seguros do mundo
De volta ao estudo da Numbeo, o país que está no topo da lista também é sul-americano: a Venezuela aparece com uma taxa de criminalidade em torno de 84,36%. Papua Nova Guiné e África do Sul são as nações que ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking, com o índice estimado em 80,04% e 77,29%, consecutivamente.
Islândia, Nova Zelândia e Portugal são países mais seguros do mundo. A segurança global se deteriorou no último ano, a quarta vez que isso ocorre nos últimos cinco anos, segundo o relatório Global Peace Index 2020 (organizado pela Vision of Humanity e pelo Institute of Economics and Peace).
Os resultados foram compilados a fim de criar um ranking dos lugares mais perigosos para se viver....
Ilha da Queimada Grande
Além de tudo isso e uma das maiores expectativas de vida do planeta, a Islândia também é o lugar mais seguro do mundo, mesmo com vulcões ativos e perigosos. Isso porque a criminalidade lá é praticamente inexistente. O país também não tem exército e nem mesmo a polícia anda armada nas ruas. A cadeia está sempre vazia.
As cinco primeiras capitais mais bem colocadas são: Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo e Florianópolis. Nessa posição, Manaus é uma das piores cidades para se viver no Brasil. Está à frente apenas de Maceió, Porto Velho, Belém e Macapá. Confira os indicadores AQUI.