Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
São os grupos que lutam para que certas áreas sejam desanexadas de certos países, tornando-se outros países, próprios e autônomos. Exemplo: o grupo terrorista basco ETA, que batalha por um país próprio, deixando de ser parte da Espanha.
Resposta: Podem ter cunho político, étnico ou racial, religioso ou social. Em sua maioria, trata-se de colônias ou territórios pequenos que se sentem desvalorizados pelos governos principais de seus países e buscam na independência uma forma de valorizar e garantir mais direitos e investimentos à sua população.
Quando uma região ou território se torna independente mudam-se fronteiras, alianças, relações econômicas e blocos, e os “novos” países têm que iniciar uma série de reformas, criando instituições próprias como Banco Central, Forças Armadas, entre outras, e o “novo” país precisa ser reconhecido por outros países.
O conflito na Chechênia, iniciado em 1994, caracterizou-se pela reivindicação de independência em relação à Rússia e repressão empreendida por essa última.
01 Após a Chechênia declarar sua independência, as autorida- des russas temiam o envolvimento de outras repúblicas no processo separatista. Além disso, outro fator que contribuiu para a ocupação russa na Chechênia foi a queda da popu- laridade do presidente Boris Yeltsin.
Resposta. Resposta: se a Independência da chechênia ocorrer abrirá um precedente para outras regiões do sul do país reivindicarem a separação entre elas, Daguestão, Inguchétia, Abecásia e Ossétia do Sul. Não só o fator econômico mas também o político pesa.
Os confrontos étnicos continuaram até 1960 e em 1965 foram registrados cerca de 16 confrontos, tendo 185 feridos graves, 19 deles fatais. Ao final de 1960, a região se acalmou e o conflito checheno-russo chegou a seu ponto mais baixo até a dissolução da União Soviética e a erupção das guerras chechenas em 1990.
Resposta: Com 17,1 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial. Nele cabem 25 Franças e 47 Alemanhas. ... Em primeiro lugar, assim como muitos outros países europeus, a Rússia passou por um período de expansão territorial.
Devido a todo esse tamanho, suas dimensões ficam situadas ao leste europeu – a maior parte – e ao norte da Ásia. ... Por isso, é muito comum ouvir que ela faz pare da Eurásia, já que está dividida entre os dois continentes.
A Federação da Rússia é uma republica federativa. A partir de 2000 todo o território do país passou a ser dividido em 7 circunscrições federais ou okrug, encabeçadas por Representantes Plenipotenciários do Presidente da Rússia.