Diante destes conceitos, dentre os quatro fatores motivacionais destacados pelos estudantes universitários como os mais importantes para a prática de exercício físico, encontram-se dois fatores extrínsecos (Prevenção de Doenças, Condição Física) e dois fatores de ordem intrínseca (Prazer e Bem-Estar e Controle do ...
Concluiu-se que o exercício resistido promove o aumento do volume de massa magra e força muscular, porém no estudo não foi possível observar o efeito hipertrófico do quadríceps através da eletroestimulação, a mesma auxilia na redução do quadro doloroso da articulação lesionada.
Durante o exercício resistido, como em qualquer esforço físico, a pressão arterial eleva-se devido ao aumento do débito cardíaco, pressão intratorácica e mecânica da musculatura ativa sobre os vasos sanguíneos, aumentando a sobrecarga cardiovascular (CANUTO et al., 2011).
Os exercícios resistidos são habitualmente realizados com movimentação articular, portanto classificados como “isotônicos”, alternando contrações musculares concêntricas e excêntricas.
A secção transversa fisiológica é a soma total de todas as secções transversas de fibras no músculo, medindo a área perpendicular na direção das fibras. A secção transversa anatômica é a secção transversa em ângulo reto com o eixo longitudinal do músculo.
TENSÃO MUSCULAR Quando um músculo é ativado ele desenvolve tensão, que depende da área da sua seção transversal (≈ 90 N/cm2). Esta tensão produz torque nas articulações. O torque resultante determina a presença ou não de movimento.
A relação comprimento-tensão é uma relação direta entre o comprimento do músculo e a tensão que ele é capaz de desenvolver. De acordo com esta relação, há um comprimento ótimo no qual o músculo é capaz de gerar uma tensão máxima.
A análise da relação comprimento-tensão tem sido tradicionalmente utilizada para informar indiretamente sobre o comprimento muscular5,8,9. Existem evidências de que alterações do comprimento muscular estão associadas a deslocamentos da curva comprimento-tensão10,11.
Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).