Resposta. As revoluções cientificas dos séculos XVI e XVII, principalmente na física e astronomia, inauguraram o pensamento moderno, exaltando a razão como único meio para a busca do conhecimento.
A resistência negra; O movimento Lgbt; O feminismo; E por último um mais recente porém de grande influência nos últimos tempos, o movimento Marielle Presente, que teve sua ascensão após a morte da vereadora do PSOL no Rio de Janeiro.
Nessa condição, os movimentos sociais tradicionais representam pequenos grupos de pessoas (trabalhadores, donas de casa, eleitores, povos indígenas) que se unem para mudar a realidade econômica e social de todo o Estado.
Nos movimentos sociais tradicionais os protagonistas principais eram os trabalhadores pobres e assalariados. ... Normalmente os novos movimentos sociais se articulam através de redes constituindo pautas reivindicatórias coletivas, convergindo interesses, organizando ações conjuntas e buscando visibilidade social.
Conjuntural: movimento que surge devido uma demanda específica e tem curto prazo (por exemplo as manifestações sobre o preço da passagem); Estrutural: movimento que quer conquistar coisas a longo prazo (por exemplo os movimentos que lutam pelo fim do racismo).
Nem toda ação coletiva é um movimento social porque todo movimento social se baseia a ideia de união de indivíduos de determinado setor da sociedade em prol de uma causa, de um objetivo.
Os movimentos sociais são organizados por meio de um conjunto de pessoas que buscam uma força de reivindicação mais ampla, com um objetivo comum. Então, eles surgem de uma iniciativa pública, e é motivado principalmente pelas injustiças e desigualdade social. ... A existência de movimentos sociais é garantida por lei.
Os movimentos sociais podem ser classificados de acordo com seus objetivos, sendo possível separá-los em três tipos diferentes. São estes: Movimentos reivindicatórios, que focam as ações na exigência de questões de cunho imediato e de curto prazo.