Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas vocálicos da Língua Portuguesa e são classificados em hiato, ditongo e tritongo. Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes.
Os encontros vocálicos são classificados em tritongos, ditongos ou hiatos, dependendo da separação silábica (mesma sílaba ou sílabas diferentes).
I - sons vocálicos que são os sons produzidos sem qualquer obstrução à saída da corrente de ar pelo trato vocal. Existem três critérios para a classificação dos sons vocálicos: altura da língua, posição anterior/posterior da língua e posição dos lábios.
Quando juntamos duas ou mais vogais em uma palavra, temos um encontro vocálico. Os encontros vocálicos são divididos em três tipos: DITONGO, TRITONGO e HIATO. HIATO: quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes. ... O hiato é formado por VOGAL + VOGAL.
→ HIATO é o encontro de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes.
O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. ... Encontro entre duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos. coração, muito, seita, mãe, respeito, etc ...
Quando as vogais se encontram em sílabas diferentes, embora estejam em sequência, temos um hiato. ... Em sai temos um ditongo, com as duas vogais na mesma sílaba, enquanto em saí temos um hiato, pois as duas vogais estão em sílabas diferentes (sa-í).
Encontros vocálicos
A palavra quanto pode ser classificada como dígrafo vocálico, que consiste no encontro de duas letras que formam o mesmo som. As letras são: qu. Em 'quando' não é possível ouvir o som da letra 'u', portanto é classificada como um ditongo.
Um ditongo é classificado de ditongo aberto quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre aberto, como herói. É classificado de ditongo fechado quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre fechado, como foice.
Ditongo aberto e fechado Somente os ditongos orais podem ser considerados abertos, pois ele ocorre quando uma vogal de timbre aberto se junta a uma semivogal (ou vice-versa). Os ditongos fechados, por sua vez, podem ocorrer tanto em ditongos nasais quanto em ditongos orais com timbres fechados.
1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
Quando aparecem duas vogais na mesma sílaba, na realidade não são duas vogais, mas uma vogal e uma semivogal.
O timbre é o resultado da posição da língua na cavidade bucal no momento da emissão dos sons: com a língua na posição baixa, produz-se as vogais de timbre aberto: [a, é, ó]; com a elevação da língua, produz-se as vogais de timbre fechados: [ê, ô, i, u]; nas reduzidas, o timbre quase se anula.
De acordo com essa posição da vogal na sílaba, o ditongo pode ser classificado em: a) Ditongo decrescente: ocorre quando a vogal vem antes da semivogal. b) Ditongo crescente: ocorre quando a semivogal vem antes da vogal.
Nas palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral, acentua-se a vogal da sílaba tônica: ágeis, imundície, lírio, túneis, tênue, jóquei, nódoa, cerimônia, história. ... Todas as palavras proparoxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima) são acentuadas: lúcido, século, próximo.
Acontece que há palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente, como água (á-gua), ânsia (ân-sia), contínuo (con-tí-nuo), glória (gló-ria), lírio (lí-rio), série (sé-rie), tênue (tê-nue) e outras, que são acentuadas graficamente, pois também podem ser pronunciadas como proparoxítonas.
Veja abaixo outras paroxítonas com acento no “i” ou “u” depois de ditongo que perderam seus acentos:
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade.
Proparoxítona é uma palavra que tem a antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua antepenúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As palavras dúvida e líquido são proparoxítonas porque a sílaba tônica dessas palavras está localizada na antepenúltima sílaba da palavra. ...