As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular (DANGELO, FATTINI, 2011).
A membrana sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular. ... Discos são encontrados nas articulações esternoclavicular e temporomandibular. PLANOS E EIXOS DE MOVIMENTO. As articulações fibrosas e cartilaginosas tem um mínimo grau de mobilidade.
A membrana sinovial consiste no sistema conjuntivo responsável por alinhar a superfície interna das articulações e cápsulas sinoviais. É uma das constituintes do sistema locomotor, pois permite uma movimentação suave e indolor aos organismos. ... O líquido sinovial é transparente e viscoso.
As articulações sinoviais, também chamadas de diartroses ou móveis, possuem uma cavidade articular (cavidade sinovial) que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial, que funciona como um lubrificante. Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo.
Existem três tipos de articulações: sinartrose (inflexíveis), anfiartrose e diartrose (permitem movimentos). Essa mobilidade, porém causa um atrito, amenizado pelo Sistema Articular com a existência das bolsas sinoviais, que agem como amortecedores entre os ossos e os tecidos à sua volta (outros ossos, tendões, etc) .