4- Princípios dos Jogos Cooperativos Segundo Barreto, (2000. Apud Soler, 2011-c.), os jogos cooperativos baseiam-se em cinco princípios fundamentais que são: inclusão, coletividade, igualdade, desenvolvimento humano e processualidade.
Resposta: Os jogos de inversão se dividem em quatro tipos: Rodízio: os jogadores mudam de lado de acordo com situações pré-estabelecidas, como por exemplo: depois de sacar (voleibol); após a cobrança de escanteio (futebol, handebol); assim que arremessar um lance livre (basquete).
JOGOS COOPERATIVOS DE CRIATIVIDADE, SINTONIA E MEDITAÇÃO: São jogos que estimulam a expressão da imaginação, intuição e criatividade. Nesses jogos os participantes podem expressar o que perceberam e descobriram em si mesmos e no grupo.
3) JOGOS CRIATIVOS: Visam o desenvolvimento da criatividade e espontaneidade da criança através dos jogos, usando movimentos imitativos e gestuais. ... 4) JOGOS RECREATIVOS: São aqueles que tem o objetivo apenas de recrear ou de distrair as crianças, por meio de uma atividade integradora. Exemplo: brincar de roda.
A literatura especializada descreve sete tipos de jogos: Jogos de sintonia, que estabelecem uma conexão, como, por ex, entre um recém nascido e sua mãe. ... O jogo pode consistir em uma divertida atividade imaginária sozinho ou com o outro.
Resposta: Jogos de Criatividade, Sintonia e Meditação: São jogos que estimulam a expressão da imaginação, intuição e criatividade. Nesses jogos os participantes podem expressar o que perceberam e descobriram em si mesmos e no grupo.
A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem.
Jogos semi-cooperativos, onde um grupo continua jogando contra o outro, mas a importância do resultado é diminuída, o jogo se torna envolvente e é prazeroso para os participantes, nesse jogo todos têm as mesmas oportunidades (ORLICK, 1989).
Os Jogos Semi-Cooperativos são tipos de Jogos Cooperativos é indicados para iniciação aos jogos de cooperação. Basicamente são utilizados jogos esportivos tradicionais com algumas pequenas alterações que favorecem a cooperação.
Classificação dos Jogos Cooperativos Os jogos cooperativos se dividem em quatro categorias principais: Jogo Cooperativo sem perdedores, Jogo de resultado Coletivo, Jogos de inversão e Jogos Semi-cooperativos.
Jogos de inclusão são atividades que ocasionam tensão e alegria, proporcionando aos participantes, o prazer e o entusiasmo, propondo aos alunos uma participação mais efetiva, o tempo todo, respeitando os limites e a individualidade de cada um.
Jogos brincadeiras para fazer com crianças cegas ou de baixa visão
Utilize materiais com diferentes texturas na elaboração de material didático e estimule todos os sentidos do seu aluno cego, através de diferentes atividades. Indique as distâncias dos objetos e coisas em metros, quando houver necessidade. Pode dizer, por exemplo: “A estante está há uns 2 metros à sua frente.
“Como a maioria dos cegos estudam, os livros em aúdio facilita para aqueles que gostam de ler, porém não possuem tempo, pois se não entender de imediato é so voltar a faixa e ouvir até entender.
Mediado pelo professor as TA podem conferir aos alunos com baixa visão poder de acesso amplo ao conhecimento, poder de interação e de interpretação do cotidiano, sentimento de pertencimento e tomada de consciência das próprias capacidades. Segundo Vygotsky (apud MANZINI, 2006, p.
De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar do uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.