A água é encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.
As Mudanças de Estados Físicos da Água são divididas em 5 processos, a saber:
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. Esses estados de agregação da matéria também são chamados de estados físicos da matéria. ... Importante: O volume, a densidade e a forma de um composto, podem variar de acordo com a temperatura.
Existem cinco estados conhecidos da matéria: sólido, líquido, gás, plasma e condensado de Bose-Einstein (ou luz líquida). A principal diferença nas estruturas de cada estado está na densidade das partículas.
São 3 os estados físicos da matéria, sólido,líquido e gasoso: sólido=estado em que as moléculas do elemento possuem as maiores forças de agregação intermoleculares (estão muito juntas). líquido=estado em que as moléculas do elemento possuem forças médias de agregação intermoleculares (estão juntas mais nem tanto).
Materiais em estado líquido ficam no meio-termo, não possuem forma física definida, apresentam mais energia cinética que um material sólido e um espaçamento entre as moléculas menor que materiais gasosos.
A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. ... A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação.
Os corpos no estado líquido não mantém uma forma definida, mas adotam a forma do recipiente que os contém, pois as moléculas deslizam umas sobre as outras. Na superfície plana e horizontal, a matéria, quando em estado líquido, também se mantém na forma plana e horizontal.
Para entender, pense no caso de precisarmos identificar certo líquido incolor. Não bastaria medir o seu volume, pois 1 litro, por exemplo, pode representar o volume de diversos materiais, poderia ser 1 litro de água, 1 litro de álcool ou 1 litro de vários líquidos letais que possuem a mesma aparência da água.
Vejamos as propriedades de um líquido: Compressão: a dificuldade de compressão nos líquidos é devida à repulsão entre as nuvens eletrônicas de moléculas vizinhas, que oferecem resistência à aproximação. Evaporação: os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar, ou seja, de se transformarem em gases.