Como elemento de identificação do empresário, o nome empresarial não se confunde com outros elementos identificadores que habitam o comércio e a empresa, os quais têm, também, proteção jurídica, assim a marca, o nome de domínio e o título de estabelecimento.
O Nome Empresarial é aquele que a Sociedade usa para exercer suas atividades econômicas. ... Já a Denominação Social designa sempre o objeto da Sociedade acompanhado de uma palavra ou expressão de uso comum. Caso a Sociedade tenha mais de uma atividade para compor a Denominação Social, deverá ser escolhida uma delas.
O nome empresarial é o sinal que identifica quem explora a empresa. É a pessoa física ou jurídica que explora a atividade econômica organizada. São espécies a firma e a denominação.
Indicar o nome completo ou abreviado do empresário, aditando, se quiser, designação mais precisa de sua pessoa (apelido ou nome como é mais conhecido) ou gênero de negócio, que deve constar do objeto. ... Exemplos de nome empresarial (firma): 1. José Carlos da Silva Filho ou J.
O nome empresarial poderá ser de dois tipos, que são a DENOMINAÇÃO SOCIAL ou FIRMA SOCIAL. A denominação social deverá designar o objeto da sociedade, de modo específico, não se admitindo expressões genéricas isoladas, como: comércio, indústria, serviços.
O nome empresarial pode ser caracterizado como aquele utilizado pelo empresário, seja ele pessoa física ou jurídica, para apresentar-se ao mercado individualizando sua atividade das demais empresas, em outras palavras, é o nome empresarial o responsável por fazer a ligação entre a empresa e o empresário em si.
Deverá ser utilizado o nome completo, ou abreviado do empresário. Somente o último nome deverá conter no nome empresarial, e esse não poderá ser abreviado. Além de abreviar alguma parte do nome do empresário, é possível acrescentar um apelido ou nome mais conhecido.
Basta, para formar o nome empresarial, aditar ao nome de um deles o termo “e companhia” ou “e Cia.” (art. 1.
A Sociedade Anônima opera sob denominação designativa do objeto social, integrada pelas expressões "sociedade anônima" ou "companhia", por extenso ou abreviadamente. Pode constar da denominação o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa.
A razão social de um Empresário Individual, por exemplo, obrigatoriamente deve ser composta pelo nome completo do Titular, podendo ser abreviado os primeiros nomes. No entanto o último sobrenome não deve ser abreviado e nem mesmo preposições como “do”, da”, “e”, etc. Exemplos: “FULANO DA SILVA SOUZA”, “F.
A Coca Cola, por exemplo, tem como razão social "Coca Cola Indústrias Ltda", e a rede de hipermercados Carrefour é juridicamente conhecida como "Carrefour Comércio e Indústria Ltda". Em geral, a Razão Social é composta pela designação específica, ramo da atividade e o enquadramento da empresa.
A razão social é composta pelo nome, atividade principal e enquadramento ou porte. A razão social é composta, geralmente, por três partes: designação, o nome em si; atividade principal; e enquadramento. Assim, temos como exemplo: Bom Controle Locação de Software Ltda.
Outra informação importante é que, no caso da Sociedade Limitada Unipessoal, a razão social da empresa será o nome do proprietário, seguido da palavra limitada. É possível abreviar os primeiros nomes, mas não o último sobrenome.
A firma contém o último sobrenome do sócio abreviado; A expressão “Unipessoal” não deve ser inserida após “Ltda.” A expressão “Unipessoal” não deve ser inserida após “Ltda.” Alfa Serviços Médicos Sociedade Unipessoal Ltda. A expressão “Sociedade Unipessoal” (apesar de não ser obrigatória) está inserida antes de “Ltda.”