Resposta: Quanto à gradação de luz, o ambiente marinho se divide em: zona eufótica e zona afótica: ... - Quanto à profundidade, o ambiente marinho de divide em: zona litorânea, zona nerítica, zona abatial e zona abissal. Zona litorânea → limite existente entre o nível das marés (alta e baixa).
- Quanto à profundidade, o ambiente marinho de divide em: zona litorânea, zona nerítica, zona abatial e zona abissal. ... Zona nerítica → região que atinge, aproximadamente, 200 metros de profundidade, estendendo-se cerca de 50 a 60 km da margem litorânea.
Os organismos marinhos podem ser classificados tendo em conta a zona do oceano que ocupam. Os organismos que vivem associados ao fundo do mar são denominados de espécies bentónicas ou bentos. ... As espécies que ocupam o domínio pelágico dividem-se, de uma forma geral, em dois grupos – o nécton e o plâncton.
Os organismos aquáticos pertencentes tanto do talassociclo (conjunto de todos os ecossistemas marinho), como do liminociclo (conjunto de todos os ecossistemas ducicolas lóticos ou lênticos), podem ser divididos, de acordo com a capacidade de deslocamento, em três categorias: plâncton, nécton e bentons.
O termo Bentons vem de bentos que significa profundidade, uma comunidade marinha formada por seres que vivem no leito do mar. Os organismos desse grupo podem ser divididos em fixos (sésseis) como as esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmonas entre outros.
Os plânctons são microrganismos que fazem parte dos ecossistemas aquáticos. São geralmente microscópicos, unicelulares ou pluricelulares (algas microscópicas, bactérias, protozoários, etc.), os quais flutuam passivamente, de forma que são arrastados pelas correntes e movimentos das águas dos rios, lagos e mares.
Nécton – seres que nadam livremente pelos mares e oceanos, como os polvos, tartarugas, peixes e mamíferos aquáticos; Bentos – organismos que vivem fixos ao substrato ou dependem dele para sobreviver, representados por algas, corais, esponjas, estrelas-do-mar, peixes e outros.
O termo plâncton, do grego planktos, significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água. Chamamos de fitoplâncton o grupo formado por algas planctônicas e cianobactérias. Os animais, como crustáceos e larvas de insetos, chamamos de zooplâncton.
Exemplos de plânctons
crustáceos
O plâncton é também uma grande fonte de alimento. O zooplâncton alimenta-se do fitoplâncton. Os peixes e outros animais maiores, por sua vez, alimentam-se do zooplâncton. É o caso das baleias, que retêm o plâncton por meio de filtros chamados barbatanas, localizados na boca.
São seres vivos, portanto, que apresentam capacidade de deslocamento e natação. Como exemplo dos néctons podemos citar os peixes, alguns grandes insetos aquáticos, moluscos, anfíbios, répteis e até mesmo algumas aves.
Fitoplâncton é um termo utilizado para definir um conjunto de organismos microscópicos fotossintetizantes que flutuam na coluna de água. Um exemplo de organismo que faz parte do fitoplâncton são as cianobactérias, procariotos capazes de realizar fotossíntese.
Estes podem ser formados por restos de organismos animais e vegetais planctônicos, ou ainda por partículas provenientes da intempérie de rochas terrestres ou de origem vulcânica. ... Tais organismos são denominados coletivamente de bentos e podem ser formados por animais (zoobentos) e vegetais (fitobentos).
Seres planctônicos: não possuem órgãos de locomoção ou os têm rudimentares, sendo arrastados pela correnteza. ... Seres nectônicos: possuem órgãos eficientes de locomoção, deslocando-se voluntariamente nas águas. São os peixes, cetáceos, moluscos (polvo, lula), crustáceos (camarão), répteis (tartaruga), etc.
Bentos (de origem grega, benthos = profundidade) são organismos que vivem em associação com o fundo dos ambientes aquáticos, vivendo nele ou dependendo de seus recursos. Eles podem estar fixos ou livres no ambiente, porém não nadam ativamente nas águas como peixes e outros animais.
Organismos bênticos ou bentônicos são aqueles que vivem associados ao substrato (consolidado ou não), seja em ambientes marinhos, salobros ou dulcícolas. Esses organismos distribuem-se dentro ou sobre os sedimentos, fixos sobre rochas e demais tipos de substratos, como por exemplo corais.
Seres Aquáticos
Quando falamos em ambientes aquáticos, podemos classificar os organismos que neles vivem de acordo com a capacidade de deslocamento desses seres. Os bentos, por exemplo, são: a) organismos que flutuam sobre a água.