De acordo com The World Factbook, elaborado pela CIA com dados de 2012, os sistemas religiosos e espirituais com maior número de adeptos em relação a população mundial são: cristianismo (28%); islamismo (22%); hinduísmo (15%); budismo (8,5%); pessoas sem religião (12%) e outros (14,5%).
Dados disponibilizados pela CIA, a inteligência dos Estados Unidos, afirma que as maiores religiões do mundo são2: cristianismo (31,4% da população mundial), islamismo (23,2% da população mundial) e hinduísmo (15% da população mundial).
Lista dos principais grupos religiosos do Brasil
Cristianismo
"Quando usamos o termo religião, o usamos como o equivalente de denominações cristãs. Há entre cerca de 40 mil e 60 mil religiões diferentes no mundo.
Por isso, entender um pouco a complexidade e diversidade de crenças no mundo pode promover o respeito pela fé do outro.
Mundo contemporâneo
As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo. A religião com maior número de seguidores é o Islamismo (90% da população).
O número oficial de deuses na Índia chega a 330 milhões. Extraoficialmente, porém, essa conta bate na casa do bilhão.
A era pré-histórica da religião vai do início da humanidade (provavelmente originada há dois-três milhões de anos) até por volta do ano 3000 a.C. Durante todo esse período, os conhecimentos religiosos foram transmitidos mediante a palavra (crenças e mitos) e o comportamento imitativo (ritos).
Vedas
GRANDES LIVROS SAGRADOS – A TORÁ, O ALCORÃO E A BÍBLIA A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o mundo.
Gênesis
a Bíblia
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.
Plancher publicou a primeira novela brasileira, “Statira a Zoroastes”, de Lucas José de Alvarenga, em 1826, com 58 páginas.
Para inserir-se no contexto da SI, o Brasil trilhou um longo caminho, que se inicia com a chegada dos colonizadores em 1500, sendo que os primeiros livros foram trazidos pelos jesuítas em 1549, com a instalação do Governo Geral em Salvador.
O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro! A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo!
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
escrita cuneiforme
A necessidade de registrar os acontecimentos surgiu com o homem primitivo no tempo das cavernas, quando este começou a gravar imagens nas paredes. ... Em época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada objeto. Esta forma de expressão é chamada pictográfica.
a) Os acádios desenvolveram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. b) Os sumérios desenvolveram a primeira forma de escrita alfabética da humanidade.