Proteínas motoras são uma classe de motores moleculares que têm a capacidade de se mover ao longo da superfície de um substrato. São alimentadas pela hidrólise do ATP e convertem energia química em trabalho mecânico. Atualmente estão identificados três tipos de proteínas motoras: miosinas, cinesinas e dineínas.
Duas das proteínas motoras estão associadas ao microtúbulo, são elas as dineínas e as cinesinas.
Movimentos celulares são divididos em dois grupos, os movimentos quem levam a modificação na forma das células como as contrações musculares, movimentos amebóides, movimento de divisão celular e os movimentos que não levam a modificação na forma da célula como os processos de transporte intracelular.
Existem 4 tipos básicos de movimentos celulares:
O Citoesqueleto é uma estrutura celular presente em células eucarióticas e está relacionado a inúmeros processos intracelulares, assim como é responsável por garantir a forma e a movimentação celular. ... Portanto, mais do que ser o “esqueleto” das células, o citoesqueleto é também a “musculatura” celular.
Função do citoesqueleto O citoesqueleto apresenta inúmeras funções dentro da célula, tais como: Manutenção da forma da célula, principalmente em células que não apresentam parede celular (células animais); ... Movimento de organelas e vesículas no interior da célula.
Os componentes do citoesqueleto são os microfilamentos, os filamentos intermediários e os microtúbulos. Os microfilamentos, também conhecidos como citoesqueleto de actina, formam uma estrutura complexa responsável pelo controle da forma celular, distribuição das proteínas de membrana e tráfego intracelular.
A fagocitose de células apoptóticas pelos macrófagos leva a produção de citocinas/mediadores que inibem os macrófagos. Portanto, o reconhecimento e fagocitose das células apoptóticas regula negativamente o processo inflamatório.