Categorias e cores das lixeiras de reciclagem
PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
VERDE = VIDROS O que descartar: Garrafas, potes de conserva, Embalagens, Frascos, Vazios de remédios, Copos, Cacos dos resíduos citados, etc. O que não descartar: Espelhos, Óculos, Boxes temperados, Pirex, Cerâmicas, Porcelanas, Tubos de TV, Tampas de forno, etc.
As setas representam um ciclo, sendo que a primeira seta representa a indústria, que produz um determinado produto (uma garrafa PET, por exemplo), a segunda refere-se ao consumidor, que utiliza esse produto (a pessoa que consome um refrigerante) e a terceira seta representa a reciclagem, que permite a reutilização da ...
VERDE: Vidro (Verde) – frascos, garrafas; vidros de conserva. Dicas: lave-os com água de reúso e retire as tampas. AMARELO: Metal (Amarelo) – latinhas de cerveja, refrigerante e sucos; esquadrias e molduras de quadros. Dicas: latas devem ser amassadas ou prensadas para facilitar o armazenamento.
A maior parte dos resíduos metálicos pode ser reciclada, como as latas de alumínio e aço, arames, tampinhas de garrafas, panelas, fios, pregos, tubos e canos, janelas, portas, portões, embalagens metálicas e muitos outros.
Abaixo, confira algumas dicas do que pode ser encaminhado para a coleta seletiva e o que deve ir para o lixo comum: Papel: O que recicla - Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, livros.
“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
Aprenda quais tipos de papel podem ser reciclados
O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos. Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento.
Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos. Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
Tomada. Incineração ou reciclagem energética são as ações mais recomendadas para esses tipos de plásticos não recicláveis.
Reciclável: Cacos devem ser acondiconados em caixa identificada para evitar acidentes. Frascos de remédios devem ser bem lavados. Não Reciclável: Lâmpadas (Fluorescentes e Mistas devem ser depositadas no Coletor de Resíduos Perigosos.
Os materiais devem estar limpos para serem encaminhados à reciclagem. Se quebrados, devem ser embalados em jornal. Materiais não recicláveis: São aqueles que não podem ser reaproveitados após transformações físicas ou químicas.
São recicláveis: enlatados, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, cobre e alumínio. Com curiosidade, uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas. Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de verniz e latas de produtos tóxicos não são recicláveis.
Pilhas Pilhas. Algumas embalagens e objetos não podem ser reciclados após a utilização, porque são compostos de matérias químicos indissolúveis, o processo não é rentável, ou porque são feitos de misturas de materiais que não podem ser separados.
A verde é para vidro, a amarela para metal, a vermelha para plástico e a azul para papel.
Amassar o papel não o impedirá de ser reciclado, no entanto, as fibras que o compõe perdem a resistência mais facilmente. Já o papel rasgado / triturado, além de ocupar menos espaço, facilita o transporte e mantém a maioria de suas fibras intactas, facilitando o processo de reciclagem.
Qualquer pessoa pode montar um time de coleta de instrumentos de escrita para serem reciclados. Basta se cadastrar gratuitamente no site TerraCycle, juntar os resíduos de qualquer marca e enviar sem custo pelo correio.
Os resíduos são coletados através dos programas gratuitos de Brigadas da TerraCycle e reutilizados como matéria-prima na manufatura de produtos eco-amigáveis.