Explicação: A prática do Atletismo além de ter como base os movimentos naturais como correr, saltar, arremessar/lançar, propicia ao aluno/atleta o desenvolvimento mútuo das coordenações neuro-motoras que os auxilia integralmente na realização de gestos técnicos em todas as modalidades esportivas.
As qualidades principais do atleta campeão são a força e a aceleração. Ao contrário do lançamento de dardo, lançamento de martelo e lançamento de disco, este esporte é chamado oficialmente de arremesso devido ao fato do peso ser empurrado e os demais serem projetados com características diferentes.
Existem diferentes formas de manifestação da força: força máxima, força resistência ou força rápida. Dos três diferentes tipos de manifestações da força, aquele que parece assumir maior importância para os lançadores é a força rápida.
Tiro de 100 metros Pode-se afirmar que a capacidade física presente em corridas de 100 metros rasos envolve fibras de contração rápida (do tipo 2A e 2B). Neste sentido, estas fibras são representadas por células maiores que apresentam força, potência e velocidade mais elevadas, associadas a uma baixa resistência.
Para começar os 100 m rasos, posicione-se da seguinte maneira:
10 segundos
Os atletas devem largar de um "meio-fio" fixado na pista. Assim que dado a largada, que é sinalizada por um "tiro" os corredores dão início a prova juntos. O vencedor é determinado pelo primeiro a cruzar o torso na linha de chegada; pernas e braços são desconsiderados.
Em todas as corridas (inclusive a prova dos 400m), cada atleta deve ter uma raia separada, com uma largura máxima de 1,22m, incluindo as linhas das raias, que são marcadas por linhas brancas de 5cm de largura.Na prova da corrida com barreiras, os obstáculos devem ser feitos de metal e madeira.