As glândulas acessórias (vesículas seminais, próstata e glândula bulbouretral) produzem várias secreções que se misturam com os espermatozóides durante a passagem pelos canais e funcionam como nutrientes para os espermatozóides.
- Masculino: as glândulas anexas do sistema reprodutor masculino são as glândulas vesiculosas, glândula bulbouretral e próstata. A função dessas glândulas é produzir secreções que ao se unirem aos espermatozóides são chamadas de esperma (ou sêmen).
As glândulas seminais, também chamadas de vesículas seminais, são encontradas atrás da bexiga e acima da próstata. Elas produzem um líquido alcalino que é lançado no ducto ejaculador e tem a função de nutrir os espermatozoides durante sua viagem em direção ao óvulo.
Confira 10 alimentos que vão aumentar a sua contagem de esperma
A saber, alguns exemplos são: Caxumba; Orquite (infecção no testículo); Prostatite (infecção na próstata). Inclusive, algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – como a gonorreia e o HIV, por exemplo – podem interferir na qualidade do esperma e causar problemas de fertilidade.
No rol de motivos que levam à infertilidade masculina estão disfunções hormonais, infecções genitais, causas congênitas e fatores como uso de anabolizantes, tabagismo, consumo de maconha, cocaína e exposição à radiação, a temperaturas elevadas e à poluição ambiental.
Nos casos que a infertilidade masculina apresenta sinais, eles são:
Os avanços surgidos nessa área, principalmente nos últimos três anos, possibilitam que um homem considerado, até então, absolutamente estéril venha gerar filhos. Em 40% dos casos de infertilidade, o problema está associado ao homem, atribuindo-se os outros 40% às mulheres e 20% a ambos.
Os motivos que impedem a fertilidade são diversos: a má formação das células reprodutivas masculinas, a baixa concentração delas no espermograma ou problemas como a varicocele, que aumenta a temperatura dos testículos provocando a desnaturação dos espermatozoides.
Mulheres abaixo ou acima do seu peso corporal ideal podem ter dificuldades para engravidar, pois essa característica está diretamente ligada à produção hormonal. Quando os hormônios do corpo estão desregulados, a mulher pode ovular de maneira irregular e apresentar problemas de fertilidade.
Um indivíduo, homem ou mulher, é considerado infértil quando apresenta alterações no sistema reprodutor que diminuem sua capacidade ou o impedem de ter filhos.
Quem tem azoospermia pode ter filhos? A resposta para essa pergunta é sim, na maioria dos casos. Porém, é importante ressaltar que os tratamentos de azoospermia ligam-se diretamente ao seu tipo e causa. Por isso, ter o diagnóstico correto é de extrema importância.
Por definição a azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen. Ela pode ocorrer por obstrução dos canais (como na vasectomia), ou por redução drástica (ou mesmo falta) de produção dos espermatozoides.
A torção de testículo pode levar à perda da glândula devido a uma isquemia irreversível, mas pode também gerar uma infecção local e até mesmo a infertilidade naqueles jovens com testículos mantidos viáveis no escroto.