A causa específica da picamalácia é desconhecida. Existem diversas teorias sobre como ela surge, entre elas considera-se o aspecto emocional, e deficiência de ferro e zinco. Na gestação, há aumento das necessidades nutricionais para suprir o crescimento e desenvolvimento do feto.
Geofagia é uma prática de comer substâncias terrestres (como argila), frequentemente para melhorar uma nutrição deficiente em minerais. Enquanto é mais frequente em sociedades rurais ou preindustriais em mulheres grávidas, ocorre também em crianças e como um distúrbio psicológico na alimentação.
Porque cachorro come terra A síndrome de pica é um dos vários distúrbios alimentares que um cão pode sofrer e explica porque o cachorro come terra. Ela se manifesta como o desejo de ingerir substâncias não comestíveis, como a terra.
É claro que ingerir terra também pode ser perigoso. Juntamente com minerais e materiais desintoxicantes seria possível ingerir bactérias, vírus, vermes parasitas e quantidades ameaçadoras de chumbo e arsênico, não intencionalmente.
Estresse, ansiedade ou depressão A ansiedade, o estresse e a depressão causam muitos problemas de comportamento e podem levar o seu gato a comer a areia da sua caixa, entre outras coisas.
A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença fatal sofrida por gatos adultos e filhotes. A PIF ocorre em uma proporção muito pequena de gatos ou filhotes e é causada por um vírus comum chamado coronavírus felino.
“Em alguns casos, a administração de vitaminas é o suficiente para melhorar o quadro.”, explica a Dra. Anna Carolina. Mas nem todos os problemas se resolvem com o uso de vitamina para anemia em gatos. “Em outros casos, é necessário até mesmo transfusão de sangue.”, complementa.
A anemia felina é caracterizada por um número reduzido de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea. Ela pode ser causada por outras doenças, como uma doença renal, verminoses, doenças intestinais, retroviroses ou pela perda de sangue em algum acidente.
Fígado e alguns miúdos tornam a dieta do gato mais nutritiva Você só precisa cozinhar o fígado (sem nenhum tempero) e depois ralar em cima da ração ou dar como aperitivo. O mesmo serve para as carnes bovinas, que também ajudam a complementar a alimentação dos gatos!
# 1 – Aumenta as defesas naturais do gato A levedura de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) é outro exemplo de nutriente que auxilia o sistema imunológico dos animais. Isso ocorre por meio de substâncias que agem no combate de bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Como aumentar a imunidade do cachorro? Confira nossas 6 dicas!
Ração úmida É considerada a mais completa e saudável para o felino. Em sua composição há menos adição de sódio conservantes e, o melhor: há um teor de cerca de 80% de água — componente que ajuda a prevenir doenças no trato urinário, muito comum em gatos.
- Gatos: 12 gotas duas vezes ao dia. - Aves, Mustelídeos, Roedores e Répteis: uma a três gotas por dia. O período de suplementação de Vitamina C deve ser realizado durante 1 a 4 semanas. As doses recomendadas e a duração da suplementação podem ser alteradas de acordo com o critério do veterinário.
A Vitamina C ou Ácido Ascórbico é um nutriente que desempenha diversas funções metabólicas, atuando como coenzima e co-fator em várias reações biológicas. É um poderoso antioxidante, sendo usado para neutralizar radicais livres. Suplemento de Vitamina C indicado para cães, gatos, aves, mustelídeos, roedores e répteis.
Principais indicações e formas de suplementação. Os suplementos alimentares mais comuns são encontrados na apresentação em pó. E podem ser utilizados, colocando-se diretamente uma porção ou dose na dieta do animal. Quando a comida é caseira adiciona-se o suplemento preferencialmente na hora de comer.
Por esta razão você deve tentar estimular o apetite do gato através do olfato ou do interesse, por exemplo:
Animal desnutrido precisa de cuidados especiais. Não é só encher de comida
Se você acabou de integrar um felino à família, é importante ter algumas informações sobre a alimentação de filhotes de gatos. A dieta deles é diferente da adotada por um animal adulto....As principais são:
O crescimento dos gatos acontecem de forma tão rápida que às vezes nem vemos o tempo passar. Até os 12 meses de idade o pet é considerado filhote, portanto, deve ser alimentado com ração específica para a faixa etária.