O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
A seiva bruta é transportada via xilema, e a seiva elaborada é transportada pelo floema. A seiva bruta segue sempre da direção da raiz, onde água e sais são absorvidos, para as outras partes da planta.
Xilema – Seiva Através do xilema, constituído por células mortas, é transportada a seiva bruta absorvida pela raiz, pa r a todas as zonas da planta. A ascensão da seiva brut a é extremamente importante, pois permite a reposição da água que é perdida, nas folhas, por evapotranspiração.
Mas então, como a seiva bruta sobe até os galhos mais altos de uma grande árvore? Com a ajuda da transpiração que ocorre nas folhas! Para que a planta realize fotossíntese, ela precisa que os estômatos, situados nas folhas, abram-se para trocar gases. Assim, eles acabam perdendo água através da evapotranspiração.
À medida que o diâmetro aumenta menos moléculas de água aderem à parede em relação ao número das que são arrastadas para cima pelas forças de coesão. Dessa forma a capilaridade, sozinha, não é suficiente para levar a seiva ate a copa das árvores.
O caule tem além dos tecidos de suporte, o xilema e o floema, para transportar substâncias, ou seja, as árvores são vasculares. O xilema, cujas células compõem a madeira, transporta seiva bruta que é composta por água e sais minerais retirados do solo e vai da raiz até as folhas.
A seiva elaborada é uma solução aquosa, composta principalmente por aminoácidos e açúcares, que é transportada pelo floema nas plantas vasculares.
As principais células que constituem o xilema são as traqueídes e os elementos de vaso. Também chamadas elementos traqueais, são células alongadas, com paredes secundárias, que morrem quando se tornam maduras.
A seiva elaborada movimenta-se, tal como a seiva bruta, em vasos condutores especializados no sentido descendente, desde as folhas, onde é produzida, até às restantes partes da planta. Isto na vasos liberianos. ... Isto nos vasos lenhosos.
O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.
Para que ocorra a condução da seiva bruta de acordo com a hipótese da sucção foliar, duas condições, relacionadas às moléculas de água contidas nos vasos lenhosos, são fundamentais, sem as quais a condução da seiva não ocorreria.
A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema. ... Os elementos condutores do xilema são células mortas com espessamentos de lenhina nas paredes laterais, que lhes confere rigidez. A sua principal função é a condução de água e sais minerais.
Segundo a teoria da coesão-tensão, as moléculas de água são transportadas nos organismos vegetais através de finíssimos capilares condutores de seiva bruta (xilema), mantendo-se unidas por forças de coesão, formando uma coluna líquida contínua das raízes até as folhas.
Segundo esta teoria, o motor do movimento da seiva bruta é a tensão (pressão hidrostática negativa) criada pela transpiração. ... A combinação das três forças – tensão, coesão e adesão, permite manter a corrente de transpiração, responsável pela geração de um défice hídrico ao nível da raiz e consequente absorção de água.
As moléculas de água estão unidas através das pontes de hidrogênio. Essa união entre as moléculas é chamada de coesão. ... Podemos observar essa coesão em uma gota de água sobre uma superfície, formando uma espécie de película resistente, pois as moléculas estão fortemente aderidas umas às outras.
Henry Horatio Dixon (Dublin, 1869 — 20 de dezembro de 1953) foi um botânico irlandês.
A teoria da tensão-coesão-adesão defende que o transporte de água e solutos da raiz para os restantes órgãos da planta deve-se a vários processos que ocorrem de forma sequencial. ... As moléculas de água, por ação de forças de coesão, unem-se por pontes de hidrogénio, facilitando a sua ascensão em coluna no xilema.