“Os jogos são desenvolvidos para lazer e diversão, mas também podem ser utilizados com finalidade educacional por trazerem implícitos aspectos pedagógicos que ajudarão o aluno a construir ou por em pratica conhecimentos, e também trazer o desafio à fantasia e à curiosidade [...]” (KUBIAKI, 2015, p. 19).
Nos dias atuais, muitas escolas e faculdades usam os diversos games em computadores para ensinar os alunos. Coordenação Motora. Muito mais do que diversão, os jogos eletrônicos podem ser verdadeiros exercícios para o corpo e a mente. ...
-Os jogos eletrônicos podem ser usados pelos professores como uma opção instrumental, com a finalidade de realizar e complementar a construção de conceitos matemáticos, efetivando a aprendizagem dos conteúdos.
Eles têm o objetivo de promover a integração entre os povos indígenas e incentivar, valorizar e fortalecer a prática dos esportes de identidade cultural praticados pelos índios em suas aldeias. Além das provas esportivas, as etnias apresentam suas manifestações culturais como dança, cânticos e pinturas.
Nascido de uma inciativa dos povos indígenas, os Jogos dos Povos Indígenas foram criados em 1996, com o objetivo de cultivar os esportes praticados pelas diversas etnias brasileiras. As edições brasileiras fomentaram a vontade de criar um evento esportivo mundial, que reunisse as etnias indígenas ao redor do mundo.
Geralmente, são jogados cerimonialmente, em rituais, para agradar a um ser sobrenatural e/ou para obter fertilidade, chuva, alimentos, saúde, condicionamento físico, sucesso na guerra, entre outros. Visam, também, a preparação do jovem para a vida adulta, a socialização, a cooperação e/ou a formação de guerreiros.
Modalidade praticada para medir a força física, o cabo de guerra é muito aceito entre as etnias participantes de todas as edições dos Jogos, como atrativo emocionante, que arranca manifestação da torcida indígena e do público em geral. Permite a demonstração do conjunto de força física e técnica que cada equipe possui.
O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Fora de competições, o huka-huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Geralmente, é feito após o Quarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos.
Arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida com tora, corrida de resistência (10km), corrida de velocidade (100m), futebol, lutas corporais, natação e canoagem, além de esportes e jogos tradicionais específicos de cada etnia (demonstrativos).
Os Jogos dos Povos Indígenas é um evento multiesportivo, criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. Sendo um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América.