Roque (xadrez)
Roque é o único lance que envolve o movimento de duas peças ao mesmo tempo: rei e torre. O roque tem como objetivo colocar o rei em maior segurança e uma das torres em posição mais ativa. Há dois tipos de roque: Roque pequeno (antes).
Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. ... As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
Algumas considerações sobre o peão: Peça de valor teórico reduzido, mas de grande importância, seu movimento é limitado, pois, movimenta- se apenas pelas colunas, somente para frente e uma casa de cada vez, não recua. É a única peça do jogo que movimenta de uma maneira e captura de outra, a captura dá-se em diagonal.
POSIÇÃO INICIAL DA PEÇAS NO TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é constituído de uma malha quadriculada de 8x8, com 64 casas iguais, alternadamente claras (as casas 'brancas') e escuras (as casas 'pretas'). O tabuleiro de xadrez é colocado entre os jogadores de forma a deixar a casa à direita de cada jogador de cor branca.
O peão move-se verticalmente na coluna que encontra-se, sendo incapaz de recuar. No primeiro movimento de cada peão, a partir do ponto de partida, pode avançar duas casas e, a partir daí, uma. Um peão pode capturar a peça imediatamente na fileira na diagonal.
O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
O movimento do peão é a mais restrita das peças de xadrez. ... Eles movimentam-se apenas para frente, salvo se ele for "comer" alguma peça. Nesse caso, ele pode movimentar-se para a diagonal, mas nunca para trás.