Assim como em todo o planeta, em nosso país, a maconha, o tabaco e as bebidas alcoólicas são as drogas recreativas mais usadas. Ainda que sejam consumidas também por adultos, a maioria dos usuários tem entre 18 e 25 anos de idade.
Drogas Semi-Sintéticas Cocaína e Crack - A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.
A substância básica da droga é conhecida como catinona, cuja ação é promover a liberação da dopamina, um dos hormônios com potente função estimulante do sistema nervoso central. Trata-se de um entorpecente com efeito analgésico e que provoca alucinações praticamente instantâneas.
Problemas cardíacos Um dos efeitos rápidos do consumo da cocaína é a elevação da pressão sanguínea, aumento dos batimentos e vasoconstrição no cérebro e no corpo. É isso que dá ao usuário a sensação de picos de energia e também de ansiedade, estresse e paranoia.
O que acontece é que a pessoa quando fuma crack, acaba tendo maior concentração de dopamina no cérebro, um tipo de neurotransmissor que, quando é liberado, cria a sensação de prazer e bem-estar e que, normalmente, é liberado após algumas ações essenciais à vida, como comer, fazer exercício ou praticar sexo, por exemplo ...
Se, no estômago, o suco gástrico entra em choque com a substância básica da droga, no intestino, quanto mais básica a substância, maior a tendência de absorção pelo organismo. – Úlceras: a queimação inicial tende a se tornar ferida.