(Fuvest-95) Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.
Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.
A produção da colônia era suficiente para satisfazer a necessidade da região local; ... Eram Formadas por pequenos proprietários de terra, que praticavam o trabalho livre e familiar; Eram autônomas e buscavam a emancipação.
Colônia de povoamento é quando a metrópole se interessa em habitar o local descoberto, diferentemente de exploração, que visava somente explorar os bens, a de povoamento visa habitar o local, desenvolver suas próprias técnicas, fundar novas cidades. Exemplos de países que sofreram isso : Estados Unidos e Canadá.
Os termos colônias de exploração e colônias de povoamento referem-se aos respectivos modelos coloniais implantadas por potências europeias em seus processos de dominação política, econômica, cultural e militar das Américas no decorrer dos séculos XVI e XVII.
Colônias de povoamento são, geralmente, terras utilizadas para moradia e subsistências dos colonizadores. ... Colônias de exploração : as quais a metrópole tem como interesse apenas explorar os recursos naturais da colônia para enriquecer e levar todo lucro a seu país de origem.
Colônia de exploração é um termo usado para denominar uma das formas de colonização que foi empregada pelos europeus a partir da conquista de territórios a partir do século XVI. ... Esse sistema de colonização foi adotado em colônias da América do Sul, África e Ásia.
Visto que as colônias eram os territórios conquistados pela metrópole, a colônia de exploração servia como um gerador de lucro para a metrópole, que estava interessada em explorar os recursos da região conquistada e enviar todos os lucros obtidos para o país de origem.
A criação de colônias onde eram assentados imigrantes europeus foi uma política que visava diversificar a economia, garantir o abastecimento de alimentos, ocupar regiões estratégicas do território brasileiro, bem como "branquear" a população.
As colônias de exploração apresentavam características opostas: monocultura; mão de obra escrava; mercado interno inexistente; Exemplos de colônias de exploração: Brasil; México; Chile; Equador; Paquistão. Espero ter ajudado. Bons estudos!
° Foram características do período de colônia de exploração na formação do território brasileiro,exceto: A- Cabia à colônia fornecer matéria-prima para as atividades manufatureiras localizadas nas metrópoles.
A América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra. O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses.
Pode -se perceber que a maioria dos presentes recebidos são utilizados para extrair o pau brasil como o machado e a serra , ou seja, os portugueses por querer agilidade dava esses presentes em beneficío próprio(sacanagem) .