As algas são do grupo filo Protista e, além de serem confundidas com plantas, são responsáveis por 90% do oxigênio no planeta. ... Apesar de se parecerem muito com as plantas, elas não são do Reino Plantae. As algas são, sobretudo, importantes para a cadeia alimentar debaixo d'água e sobrevivem através da fotossíntese.
As algas são responsáveis por 70% da produção total de O2 no planeta, além de servirem como bioindicadores de regiões ácidas ou que contém componentes tóxicos, por exemplo.
Assim, as algas são responsáveis, em grande parte, pela renovação do oxigênio do ar atmosférico e daquele que se encontra misturado na água, necessário aos seres aquáticos aeróbicos. As algas também constituem a fonte mais importante de alimento, direta ou indiretamente, para a grande maioria dos seres vivos aquáticos.
Os protistas apresentam grande importância ambiental. Organismos como as algas são fundamentais, pois além de contribuírem para a fotossíntese e, consequentemente, liberação de oxigênio na atmosfera, elas constituem a base da cadeia alimentar aquática.
O reino animalia tem grande importância ecológica e econômica. Os animais fazem parte da cadeia alimentar e sã importantes para manter um ecossistema em equilíbrio. Há animais polinizadores, dispersores de sementes e frutos. Interagem com todos os organismos e uma verdadeira relação ecológica.