A classe Asteroidea pertence ao filo Echinodermata. ... As estrelas-do-mar estão incluídas no subfilo Asterozoa, as características incluem um corpo achatado, em forma de estrela, como adultos, que consiste de um disco central e vários braços irradiando.
As estrelas-do-mar podem viver em regiões rasas do mar ou em áreas bem profundas, de uns 6.
A estrela-do-mar é um ser vivo E é um animal invertebrado, ou seja, não possui coluna vertebral. Pertence ao filo dos equinodermos que juntamente com o filo dos poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos e artrópodes, não possuem vertebras.
As estrelas do mar podem ser a chave para o tratamento contra doenças inflamatórias, como asma e artrite. Os pesquisadores da Associação Escocesa de Ciências Marinhas descobriram que a substância viscosa que cobre estes seres serve como uma espécie de “teflon”, impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos.
Eucariotas
A estrela-do-mar se movimenta usando centenas de patinhas tubulares situadas em sua parte inferior. Essas patas parecem pequenas pernas, e cada uma tem uma ventosa na ponta. ... As estrelas-do-mar se alimentam de crustáceos, ostras e lesmas, usando as patas tubulares para despedaçar a carapaça de presas maiores.
ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO. ALGUNS VIVEM PARTE DA SUA VIDA EM AMBIENTE AQUÁTICO E PARTE EM AMBIENTES TERRESTRES.
Locomovem-se por uso simultâneo dos espinhos e pés ambulacrários. Vivem permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. Vivem em rochas, no lodo e no fundo do mar. Alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos.
Apesar de os pés ambulacrais serem a forma de locomoção mais conhecida, os equinodermos também se locomovem de outras formas. ... No caso dos ouriços-do-mar, observa-se também a utilização de seus espinhos para a locomoção, sendo essas estruturas usadas para empurrar o substrato.
Como os equinodermos se revestem e se protegem? ... A parte interna dos equinodermos, onde estão seu esqueleto e seu sistema aquífero são revestidos pela epiderme, assim como os humanos. Como proteção, esses animais têm espinhos e alguns deles têm pinças pequenas. Outros têm até veneno.
Além do endoesqueleto de origem mesodérmica, diversas outras características aproximam o filo dos equinodermos dos cordados. Esse conjunto de características coloca esses dois filos em um mesmo grupo: o grupo dos deuterostômios.
O sistema nervoso dos artrópodes é do tipo ganglionar, apresentando uma dupla cadeia ventral de gânglios, e órgãos dos sentidos muito especializados situados na cabeça (olhos, órgãos auditivos e antenas). Essa maior concentração na cabeça das estruturas nervosas é conhecida como cefalização.
Os sistemas vitais desses animais são simples e eficientes. O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. Mas o estômago só esta presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substâncias digestivas. ... Essa é, portanto, uma digestão extracorpórea.
Sistema ambulacrário: É um sistema de órgãos dos equinodermos, que são locomoção, transporte de substâncias, respiração, excreção, na circulação e nos órgãos do sentido. Consiste numa rede de canais por onde a água do mar circula. ... Resumindo: o sistema ambulacral serve para a movimentação do equinodermo.
O sistema ambulacrário consiste em um sistema de canais por onde passa a água do mar que tem como função principal promover a locomoção dos equinodermos. ... Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
Placa muito perfurada localizada na superfície do corpo dos equinodermos, pertencente ao endosqueleto, por onde entra a água para o sistema ambulacrário.
Com auxílio do sistema ambulacrário, as estrelas abrem as valvas do molusco e lança seu estômago com enzimas digestivas sobre a massa visceral da ostra; a digestão é extracorpórea. Classificação: São 5 classes, caracterizadas de acordo com a estrutura externa do corpo. Classe Asteroidea → Estrelas do mar.
Oque é madreporito?? é uma placa em forma de botão com vários poros que serve para a passagem de água no sistema ambulacrário.
Os pés ambulacrários fazem parte do sistema vascular hídrico (ou ambulacrário) destes organismos e permitem a sua fixação ao substrato e captura de alimento. Os equinodermes são um filo de animais marinhos invertebrados com simetria radial.
O sistema ambulacrário é constituído pelo madreporito, ou placa madrepórica, localizado na superfície aboral. Internamente, a placa madrepórica liga-se a um canal vertical (ou pétreo) que, por sua vez, se une a um canal circular ou circum-oral.
O fluxo de água no interior desses animais começa pela entrada da água pelos poros, passando pelo átrio e saindo pelo ósculo. ... Após a captação dessas substâncias, o restante da água é eliminada para o meio externo. O fato de absorver os nutrientes da água e depois eliminar o excesso torna esses animais como filtradores.