Cada material apresenta seu próprio coeficiente de dilatação térmica, que pode ser de três tipos distintos: coeficiente de dilatação linear, superficial e volumétrica.
As calçadas, quadras poliesportivas e até mesmo as lajes sofrem dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Nesse processo de dilatação e contração podem acontecer fissuras que, no caso das lajes, acabam deixando a água passar quando ocorre chuva.
Os líquidos podem sofrer dilatação térmica, assim como os sólidos, quando aquecidos. A dilatação dos líquidos ocorre quando sua temperatura aumenta, de forma que suas moléculas fiquem mais agitadas. ... A dilatação sofrida pelos líquidos é chamada de dilatação volumétrica.
A água líquida ao ser aquecida não obedece à lei da dilatação. Isso acontece porque as moléculas de água podem apresentar um tipo especial de ligação denominada ponte de hidrogênio. ... A densidade máxima da água líquida (1 g/cm3) ocorre, portanto, na temperatura de 4 ºC.
Resposta. Resposta: Porque o coeficiente de dilatação dos líquidos são maiores do que o dos sólidos. Por isso, quando há um aumento de temperatura em um recipiente com o líquido dentro, o líquido vai se expandir mais que o recipiente e transbordar.
A taxa de dilatação do líquido (mercúrio) é maior, pois ele aumenta seu volume mais rapidamente que o tubo (sólido) que o contém. Por isso é possível fazer medições com o mercúrio, sendo este sensível a variações de temperatura.
Assim, a dilatação real do líquido é a soma das dilatações aparente e do recipiente. ... Ao aquecer este sistema (recipiente + líquido) ambos dilatarão e, como os líquidos costumam dilatar mais que os sólidos, uma quantidade do líquido será derramada, esta quantidade mede a dilatação aparente do líquido.
TERMÔMETROS DE DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA, BIMETÁLICO E A PRESSÃO; TERMOPAR, TERMO RESISTÊNCIAS RTD E PT100, TERMISTORES NTC E PTC; PIRÔMETRO ÓPTICO, FOTOELÉTRICO E RADIAÇÃO.
Existem, além desses, diversos outros tipos de termômetro, como: à pressão de gás; o culinário, indicado para medir a temperatura dentro de panelas, também usado por peritos criminais para identificar o resfriamento do corpo e até mesmo para calcular a lei de resfriamento de Newton; os termômetros usados em hospitais, ...
Tipos de termômetros e suas utilidades
Para que tenha um tempo necessário para que os corpos atinjam o equilíbrio térmico, assim, após o equilíbrio é dada a temperatura do corpo no termômetro.
1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está calibrado.
Resposta. Resposta: Para que o termômetro e a pessoa entrem em equilíbrio térmico, ficando com a mesma temperatura.
Porque o termômetro funciona em base ao contato com a superfície a ser medida a temperatura. Então devemos esperar um tempo para que o equipamento deixe de medir a temperatura que ele estava submetido (temperatura ambiente) para aderir a nova temperatura (o corpo humano).