Para reforçar a laje, você pode precisar dobrar colunas de sustentação, instalar vigas de metal, e dar um novo acabamento em alguns pontos onde essas estruturas de reforço foram instaladas. Inclua tudo isso no seu orçamento, e lembre-se que as colunas podem ter que subir até o telhado para o suporte apropriado.
Adicionar colunas a um documento do Word
RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.
Ferros das colunas (que devem ficar 80 cm além da sapata) de 5/16, com estribos de 3/16; não esquecer de pelo menos dois estribos que ficarão dentro do concreto; Ferros do radier, no mínimo de 3/8, para uma sapata de 40×40 cm, sendo mais grossos se a sapata for mais profunda.
A ferragem 5/16 é a mais usada. Tenha um bom profissional para a obra e fique tranquilo com a escolha!
Por exemplo: em uma obra, você irá precisar de 20 colunas de aço com 4 barras de 10 mm e 4 m de altura. Neste exemplo os estribos são de 10×20 cm a cada 20 cm....Cálculo de ferragens
Para calcular ferragem para viga aérea, ou seja a quantidade de barras de aço necessária para fazer as armações, é necessário calcular a metragem linear por tipo e diâmetro e depois dividir por 12, que é o tamanho padrão das barras de aço.
O reboco é calculado por m3 considere que uma parede deve receber até 1,5 cm de massa. Se você tem uma área de 30 metros linear de parede por 2,80 metros de altura: 30 X 2,22 X 0,015 = 1 m³ de reboco. Z = Com um saco de 50 kg de cimento você enche 2 latas de 18 litros.
Reboco para paredes O consumo médio está entre 16 kg e 20 kg/m2/cm de espessura. Para uma parede de 12 m2, com espessura de 2 cm, o consumo de argamassa será: 16 kg x 12 m2 x 2 cm = 192 kg. Aos valores apontados sempre devem ser adicionados 5% de margem de sobra de argamassa, quando esta for industrializada.
Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.
A aplicação do reboco ocorre após a instalação das portas e janelas da obra. O preparo envolve cimento, cal hidratada e areia fina (traço de 1:2:6). É necessário umedecer a superfície que receberá uma camada muito fina da argamassa (5 ou 6 mm de espessura).
O próximo passo é saber as dosagens certas: para concreto firme, usado em vigas e pilares, utilize 1 porção de cimento para 3 porções de areia e 2 porções de brita. Para concreto fino, usado em acabamento de paredes, pisos, muros, use apenas a areia e o cimento na proporção 1 de cimento para 3 de areia.