Embora sejam normalmente assintomáticos, em alguns casos o cisto dermoide no ovário pode provocar dor ou aumento do volume abdominal, hemorragia uterina anormal ou rompimento, que embora seja raro, pode ocorrer inclusive durante a gravidez.
Com isso, a resposta é sim: a menstruação irregular pode ser um sinal de Síndrome do Ovário Policístico. Os sintomas da síndrome podem incluir: Irregularidade na menstruação e até ausência de menstruação por alguns meses. Crescimento de pelos em locais pouco comuns para as mulheres, como o rosto.
Uma a cada 4 mulheres tem cisto no ovário e, se esses cistos aparecem em maior quantidade, ocorre a síndrome dos ovários policísticos, um problema que pode causar alterações no ciclo menstrual e até dificultar a gravidez, como explicou o ginecologista José Bento no Bem Estar desta sexta-feira (8).
A TPM, ou tensão pré-menstrual, é uma situação muito comum em mulheres com idade reprodutiva e ocorre devido a alterações hormonais normais do ciclo menstrual, sendo caracterizada pelo aparecimento de sintomas físicos e psicológicos 5 a 10 dias antes da menstruação que podem interferir na qualidade de vida da mulher.