De acordo com a visão clássica e tradicional, a divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos, também chamados de "Idades". São eles: Idade Antiga. Idade Média....Nesse período da história se destacam:
A periodização na história. A divisão cronológica da história, tal como conhecemos hoje, foi desenvolvida a partir do século XIX. Visava facilitar o estudo das ações do homem através dos tempos, sendo baseada então no calendário cristão, uma vez que foi criada a partir da cultura européia Ocidental grego-romana.
Uma das críticas é que ela é eurocêntrica (fim da Idade Antiga e início da Idade Média: Queda do Império Romano do Ocidente; fim da Idade Média e início da Idade Moderna: Queda do Império Romano do Oriente; fim da Idade Moderna e início da contemporânea Revolução Francesa); além disso são divisões artificiais,criadas ...
A limitação principal do Modelo de Periodização Tradicional, em tese, é que você não consegue competir em elevada condição com muita frequência no ano. Isso pode ser uma limitação para o atleta de elevado desempenho. Mas depende de quais são os seus planos e em que momento dele ele se encontra.
Macrociclo: O macrociclo é um plano de periodização que organiza o treino a longo prazo, podendo ser anual, bianual ou olímpico, com a duração de 4 anos. Mesociclo: É o conjunto de microciclos, ou seja, o agrupamento de treinos menores. Cada mesociclo pode ter de 1 a 12 microciclos.