Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.
O "Eixo Roma–Berlim" tornou-se uma aliança militar em 1939 com o Pacto de Aço e integrou seus objetivos militares em 1940, com o Pacto Tripartite. O Eixo atingiu o seu auge durante a Segunda Guerra Mundial, ocupando grande parte da Europa, África, Ásia e ilhas do oceano Pacífico.
Os Países do Eixo propagavam ideologias autoritárias e extremistas. Foram responsáveis pela caça e quase extermínio de minorias étnicas na Europa, sobretudo. A Alemanha era comandada por Adolf Hitler, a Itália dirigida por Benito Mussolini e o Japão liderado por Tojo Hideki e por seu imperador Hirohito.
Os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial foram marcados pela ofensiva das forças do Eixo na Europa e no Pacífico. De setembro de 1939 a abril de 1940, os ataques limitaram-se a combates navais, em que os alemães procuravam desestabilizar o comércio marítimo britânico, utilizando submarinos.
No dia 26 de maio de 1942, começou no Norte da África a grande ofensiva dos Aliados contra as tropas da aliança teuto-italiana. Foi nessa região que as divisões de tanques dos Aliados começaram um ataque decisivo às forças do eixo teuto-italiano em maio de 1942. ...
Na madrugada de 10 de maio de 1940, a Alemanha iniciou a grande ofensiva ocidental, ou Caso Amarelo, denominação dada pelos estrategistas alemães. Depois que aviões alemães jogaram minas diante dos portos belgas e holandeses, foi iniciada a invasão pelas tropas alemãs de infantaria às 5h35min de 10 de maio de 1940.
adjetivo, substantivo masculino Unido por um pacto, um tratado de aliança: os países aliados. Apaniguado, sequaz, cúmplice, comparsa.
Os aliados iniciaram os ataques com suas divisões de tanque na região do El Alamein, uma estrada que começa na Alexandria e vai até a Líbia. Naquele momento, a campanha alemã em território africano que havia começado em janeiro de 1941, já estava chegando ao fim. Pois a África não fazia parte dos planos de Hitler.
Resposta. Resposta: A expansão nazista na segunda guerra mundial foi primeiramente dada por uma tentativa de expansão dos alemães sendo que os primeiros países a a serem tomados por essa expansão em larga escala foram polônia,a região da prussia seguido de frança países baixos e o norte da Africa.
No ano de 1942, podemos observar a derrota dos países do Eixo em outras frentes de batalha. O Japão forçou os Estados Unidos a entrar no conflito com a deflagração do ataque surpresa à base americana de Pearl Harbor, em 1941. No ano seguinte, tropas estadunidenses e nipônicas entraram em confronto na Batalha de Midway.
Resposta. Resposta: A entrada na guerra ao lado dos Aliados, fortalecimento das relações com os Estados Unidos, obtenção de empréstimos para a construção siderúrgica de Volta Redonda, críticas ao Estado Novo, abertura do regime e queda de Vargas.
3ª fase: vitória dos Aliados (1943-1945) No norte do país é proclamada a República de Saló, um Estado reconhecido somente pelos países do Eixo. ... Ainda na Europa, o Exército soviético liberta a Polônia em janeiro de 1945, conquista a Alemanha e derrota o III Reich. Em 8 de maio, o conflito termina na Europa.
No final de março de 1945, os partigiani (guerrilheiros antifascistas) conquistaram Milão, fechando o cerco a Mussolini, que ainda tentou, sem sucesso, negociar sua rendição. ... Mas era tarde demais para o "Duce": partigiani italianos interceptaram o comboio, reconheceram o líder fascista e o fuzilaram junto com Clara.
Benito Amilcare Andrea Mussolini (Predappio, 29 de julho de 1883 — Mezzegra, 28 de abril de 1945) foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do fascismo.
Benito Mussolini
Mussolini investiu maciçamente em propaganda política e na doutrinação da população italiana, sobretudo das camadas mais jovens, por meio da educação. O culto à personalidade era intenso no país, e Mussolini era chamado pela população italiana e pelos fascistas de “líder” — Il duce, em italiano.
Em 1919, Mussolini fundou os "Fasci di Combatimento" (Grupo de Combate), em Milão, o primeiro grupo do "Partido Fascista" que pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos.
O governo de Mussolini foi caracterizado pela centralização político-administrativa, pela perseguição aos dissidentes políticos, pela suspensão das garantias constitucionais, pela militarização, pela postura na política externa alinhada com o nazismo e pelas tentativas de expansão na África.
Benito Mussolini foi um ditador italiano, que ascendeu o poder através de ideias que pretendiam recuperar a glória italiana perdida com a Primeira Guerra Mundial. Ele prometia criar empregos, acabar com a fome e crise econômica no país, fortalecer o estado, o exército e a educação, além da segurança pública.
Benito Mussolini foi o líder do fascismo italiano e governou ditatorialmente a Itália entre 1922 e 1943. Mussolini é considerado o grande responsável pela ascensão do fascismo na Europa. Ele conseguiu assumir o poder em 1922, durante um evento chamado de Marcha sobre Roma.
Benito Mussolini foi o líder do fascismo italiano e governante da Itália de 1922 a 1943. ... Mussolini, cujo nome completo era Benito Amilcre Andrea Mussolini, viveu de 1883 a 1945. Foi o líder máximo (o dulce) da Itália durante o período de 1922 a 1943 – quando foi preso por tropas aliadas durante a Segunda Guerra.
Resposta. A Itália, durante a Segunda Guerra, tinha no comando o Duce Benito Mussolini, que colocou o país na guerra ao lado do Eixo. ... Tropas dos aliados adentraram a Itália e pegaram Mussolini, fuzilando-o em praça pública, dando fim ao fascismo na Itália.
Em 27 de abril de 1945, Mussolini e sua amante, Clara Petacci, que tentavam fugir para a Suíça, foram capturados pelos Partigiani. Rapidamente julgados, foram executados e seus corpos expostos na Piazzale Loreto, em Milão. Em 2 de maio de 1945, os nazistas se renderam na Itália.
28 de abril de 1945