EQST

Como Descrever Um Paciente?

Como descrever um paciente?

As seis partes são: identificação, QP (Queixa Principal), HDA (História da doença atual), HPP (História Patológica Pregressa), História Fisiológica, História Familiar e História Social. A identificação, como o próprio nome diz, é o momento inicial onde você realmente identifica o paciente.

Qual o objetivo do exame físico do paciente?

O Exame Físico, etapa relevante para o planejamento do cuidado do enfermeiro, busca avaliar o cliente através de sinais e sintomas, procurando por anormalidades que podem sugerir problemas no processo de saúde e doença.

O que devemos avaliar no exame físico geral?

O objetivo do exame físico de enfermagem é avaliar um órgão ou sistema na busca de alterações anatômicas ou funcionais resultantes da patologia que o paciente apresenta. Em contrapartida, pode ser utilizado também para comprovar o bom funcionamento dos órgãos e sistemas.

O que se avalia na inspeção?

Na inspeção geral, o paciente deve ser examinado de frente, de costas e de ambos os lados. Deve-se atentar para a postura, simetria corpórea, atitudes e capacidade de movimentação. Deve-se tomar distância suficiente para se ter visão global do indivíduo.

O que é imprescindível avaliar em um paciente durante o exame físico geral?

O Exame Físico, etapa relevante para o planejamento do cuidado do enfermeiro, busca avaliar o cliente através de sinais e sintomas, procurando por anormalidades que podem sugerir problemas no processo de saúde e doença.

O que significa inspeção no exame físico?

De acordo com Ariadne, a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. Vários segmentos corporais são observados: aspecto, tamanho, cor, forma e movimento.

O que é Inspeção dinâmica?

Na inspeção dinâmica observam-se os movimentos respiratórios, suas características e alterações. Para o reconhecimento do tipo respiratório, observa-se atentamente a movimentação do tórax e do abdômen, com o objetivo de reconhecer em que regiões os movimentos são mais amplos.

O que avaliar na inspeção e palpação?

A palpação tem por objetivo:

  • Avaliar a sensibilidade, a flexibilidade e a densidade do tecido mole;
  • Determinar a localização exata do sintoma doloroso;
  • Determinar áreas de espasmos musculares adjacentes ao processo doloroso que possam contribuir para a manutenção do mesmo;

Quais os objetivos de fazer uma palpação?

A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.

O que se deve observar na inspeção da coluna lombar e o que se deve palpar?

Na inspeção estática, com o paciente em posição ortostática deve-se inspecionar o alinhamento da coluna vertebral no plano anteroposterior e lateral para detecção de possíveis cifoses, lordoses ou escolioses, que podem acentuar-se com a flexão anterior da coluna.

Quais os sintomas da lombar inflamada?

Dor lombar: Principais Sintomas

  • Sensação de queimação ou “choque” na região lombar;
  • Incapacidade de ficar de pé ou de se movimentar livremente (coluna “travada”);
  • Irradiação da dor para as pernas (ciatalgia);
  • Dor intensa e aguda, incapacitante ou persistente.

Como avaliar um paciente com lombalgia?

A avaliação clínica da lombalgia inclui anamnese e exame físico para avaliar sinais e sintomas que indiquem a necessidade imediata de um parecer radiológico e avaliações posteriores. Geralmente, pacientes com lombalgia aguda ( < 4 semanas) não necessitam de exames complementares na avaliação inicial.

Como avaliar paciente com escoliose?

O teste Adams (flexão da coluna ou curvar a coluna para frente) é uma maneira extremamente eficaz para os pais descobrir se seus filhos estão desenvolvendo escoliose, pois irão observar um lado mais alto que o outro (devido a rotação vertebral e das costelas).

Como avaliar escoliose fisioterapia?

O teste Adams (flexão da coluna ou curvar a coluna para frente) é uma maneira extremamente eficaz para os pais descobrir se seus filhos estão desenvolvendo escoliose, pois irão observar um lado mais alto que o outro (devido a rotação vertebral e das costelas).

Qual exame para detectar escoliose?

Diagnóstico. Um médico pode diagnosticar a escoliose com um exame de diagnóstico como uma radiografia, radiografia da coluna vertebral, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (IRM) da coluna vertebral.

Como saber qual o grau da escoliose?

Ao classificar o grau de curvatura da escoliose, determina-se o a gravidade da deformação e o tipo de tratamento necessário para a recuperação do paciente, podendo ser classificado em 5 níveis: 1) Até 10 graus: Curva fisiológica (correta). Sem necessidade de tratamento; 2) 10 a 20 graus: Curva Leve.

Como é a dor da escoliose?

Portadores de escoliose apresentam o corpo inclinado lateralmente. Dos estágios iniciais da doença até o período final do crescimento, as dores nas costas costumam ser leves. Com a evolução da doença, porém, o grau dos desvios no tórax pode aumentar e promover alterações em outras estruturas anatômicas.

Como medir ângulo Cobb?

Para se determinar o ângulo de Cobb deve-se desenhar uma linha na borda superior da vértebra superior mais inclinica e na borda inferior da vértebra inferior mais inclininada, em seguida, as linhas são cruzadas e a medida do ângulo onde se cruzam é ​​o ângulo de Cobb.

Como saber se a escoliose é grave?

Escoliose é uma deformidade da coluna com mais de 10 graus por definição. Escoliose torácica com curvatura maior de 90 graus pode causar Insuficiência Cardíaca (coração) e Insuficiência Pulmonar, sendo consideradas curvas graves.