A atribuição de autoridade implica dois conceitos fundamentais: hierarquia e amplitude de controle. Hierarquia Hierarquia, ou cadeia de comando, é a expressão da autoridade verticalmente, em níveis.
Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
A hierarquia militar é a base da organização das Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares e compõe a cadeia de comando a ser seguida por todos os integrantes das Forças em sua estrutura organizacional.
A hierarquia profissional consiste em ordenar diferentes níveis ou graus de poder existentes numa organização ou secção em que se estabeleçam relações entre superiores e subordinados.
1. A hierarquia, ao ser desenhada em forma de organograma, permite que o grupo tenha uma visão clara da organização a que pertence, seja como integrante de um setor, seja da empresa como um todo. ... Facilita entender quais são os níveis de autoridade na organização.
Cabe ao líder incentivar sua equipe a vestir a camisa da organização e lutar pelo seu sucesso. Considera-se um bom líder alguém que motiva e coordena uma equipe aplicando, de forma eficaz, suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar metas.
A hierarquia ajuda a organizar o trabalho É desta forma que se organiza o trabalho. Chefes e subordinados precisam encontrar o tom certo e a medida exata para que a divisão de papeis, responsabilidades e o dar e receber ordens ocorram sem opressões e baseados no profissionalismo de todos os envolvidos.
O superior hierárquico é aquele militar que ocupa posição mais elevada na hierarquia militar, como o Major em relação ao Tenente, nas instituições militares estaduais e no Exército; o tenente-brigadeiro em relação ao brigadeiro na Força Aérea Brasileira e o contra-almirante em relação ao capitão de fragata na Marinha.
Não podemos nos esquecer de que cumprir ordens faz parte de nossa vida diária, e tudo se inicia na nossa infância, pois temos que entender que quem nos orienta normalmente terá mais experiência do que nós, e portanto, mais a nos ensinar.
38 - Não é culpado quem comete o crime: [...] ... O militar só pode e deve desobedecer a ordem direta do superior hierárquico, em matéria de serviço, sem incorrer no crime de insubordinação, se ela tem por objeto a prática de ato manifestamente criminoso.