Quais os circuitos retificadores? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Entre os circuitos retificadores podemos citar o circuito retificador de meia onda, de onda completa com terminal central, o circuito retificador de onda completa em configuração de ponte de diodo, e ainda circuitos retificadores duplicadores ou multiplicadores de tensão.
Para que serve o retificador de Meia-onda?
O retificador de meia-onda consiste em um circuito para remover metade de um sinal AC (corrente alternada) de entrada, transformando-o em um sinal CC (corrente contínua). É constituído basicamente de um transformador, um diodo e uma carga.
O que é retificador e como funciona?
O diodo retificador é um dispositivo semicondutor utilizado para converter sinais em corrente alternada para corrente contínua, mantendo apenas um semiciclo da onda senoidal que é a característica da corrente alternada, daí o seu nome “retificador”.
Qual a principal aplicação dos circuitos retificadores?
Os circuitos eletrônicos retificadores são utilizados para converter corrente alternada em corrente contínua, sendo muito utilizados em fontes de aparelhos ligados diretamente na tomada, e também na energia fotovoltaica. A peça principal do circuito eletrônico retificador é o diodo.
O que difere um circuito retificador de Meia-onda para um circuito com derivação central?
Essa configuração é diferente do retificador de meia onda, que utiliza apenas um diodo. Num retificador de meia onda, o semiciclo negativo tem sua passagem da corrente interrompida devido ao diodo, que só permite a passagem de corrente em um só sentido.
Quais são as principais vantagens de um retificador de onda completa em relação a um de meia onda?
A filtragem para o retificador de onda completa é mais eficiente do que para o retificador de meia onda. Em onda completa o capacitor será recarregado 120 vezes por segundo. O capacitor descarrega durante um tempo menor e com isto a sua tensão permanece próxima de VP até que seja novamente recarregado.
O que é o fator de Ripple?
Também descrita como ondulação ou fator de Ripple, a tensão de Ripple é o resultado da variação de sinal em uma tensão contínua. Geralmente apresentada em forma de porcentagem, a tensão de Ripple é capaz de apontar variações mínimas (na casa dos minivolts) dentro de um sistema elétrico.
O que é um transformador com derivação central?
Transformador primário e secundário com derivação central Este tipo de transformador na sua construção, na metade do numero de espiras das duas bobinas é retirado uma derivação onde divide as bobinas em duas fazendo com que o transformador possa ter duas tensões diferentes tanto no primário como no secundário.
Quais são os propósitos dos filtros em circuitos retificadores?
A filtragem nivela a forma de onda na saída do retificador tornando-a próxima de uma tensão contínua pura que é a tensão da bateria ou da pilha. A maneira mais simples de efetuar a filtragem é ligar um capacitor de alta capacitância em paralelo com a carga RL e normalmente, utiliza-se um capacitor eletrolítico.
Para que o circuito de retificação da Fonte tenha o melhor rendimento possível qual a melhor maneira de se construir o circuito?
Quando for construir seus projetos, use o retificador em ponte em suas fontes, já que ele é sem duvida a melhor opção, aliando um capacitor de filtro a ele fica uma excelente fonte.