Resposta: queimadas, desmatamentos,a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.
De acordo com o IBGE, 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais. Entre os mais relatados estão queimadas, desmatamento e assoreamento.
Principais ameaças
Problemas ambientais são uma série de fatores que prejudicam diretamente ou indiretamente a natureza, como queimadas, derrubada de árvores, desmatamento para a criação de pastos, entre outros.
Os principais problemas ambientais no Brasil são: a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.
Resposta. principais problemas que afetam o meio ambiente na atualidade, poluição, desmatamento, queimadas, aquecimento global. infelizmente nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar e etc.
As principais causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta são emissão de gases do efeito estufa (principalmente queima de combustíveis fósseis); despejo de metais pesados e agrotóxicos nós ecossistemas, desmatamento e extração ilegal de madeira , vazamento de petróleo e descarte inadequado.
Resposta: O Brasil enfrenta diversos problemas ambientais um dos problemas mais relatados é o assoreamento,desmatamento,queimadas,destruição da biodiversidade,desertificação. A queimada ultimamente está provocando a diminuição dos nutrientes do solo,agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.
Resposta. Resposta: O uso consciente dos recursos naturais, a conscientização das gerações futuras sobre a preservação ambiental e a criação de leis que garantam a preservação do meio ambiente são as principais medidas para diminuir o impacto ambiental.
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
A poluição atmosférica afeta quase todos os órgãos do corpo. Um estudo recente do Fórum de Sociedades Respiratórias Internacionais mostra que a poluição do ar contribui para uma série de doenças e complicações, desde diabetes e demência até problemas de fertilidade e leucemia infantil.
(Mack-2007) Três consequências da poluição atmosférica são a destruição da camada de ozônio (A), o efeito estufa (B) e as chuvas ácidas (C). Os principais gases envolvidos em A, B e C são, respectivamente, ... O dióxido de enxofre, por sua vez, é um gás tóxico que pode combinar-se com a água e dar origem à chuva ácida.
A poluição do ar é causada pelo aumento da quantidade de gases poluentes na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis é a maior causa da poluição do ar. Os maiores poluidores são as fábricas, usinas, queimadas florestais e veículos motorizados. A poluição do ar acarreta na chuva ácida.
Os principais tipos de poluição do ar são:
Entre as causas da poluição do ar estão:
Efeitos da poluição do ar
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...
O estudo conclui que há evidências de que a diminuição dos níveis de poluição do ar na sequência de uma intervenção resulta em benefícios na saúde pública em geral e, principalmente, no que se refere à redução da mortalidade e morbidade cardiovascular e respiratória, bem como economia em gastos de saúde pública.
Esses poluentes afetam diretamente o meio ambiente, provocando vários problemas ecológicos (efeito de estufa, destruição da camada de ozônio, inversão térmica, etc.), o homem, que também faz parte desse meio, tem sua saúde afetada, pois doenças respiratórias crônicas e alérgicas, como a bronquite e rinite, são uma das ...
Podemos citar a geração de problemas respiratórios, a interferência na fotossíntese das plantas, corrosão de materiais diversos, diminuição da visibilidade devido ao estado da atmosfera.
Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros. Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios. Controle diário da qualidade do ar.
Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental:
Principais Poluentes Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis. Dióxido de carbono: Produto resultante da queima de qualquer matéria orgânica.
A utilização de termoelétricas, carros altamente poluentes, bovinoculturas e outros processos industriais geram bastante gases que poluem o ar.
A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc.
Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. Trata-se de problemas socioambientais que prejudicam enormemente a qualidade de vida.