Água. A primeira e mais comum maneira de evitar cálculos renais é beber muita água. A quantidade padrão mínima é de 2 litros por dia. Incluir uma bebida cítrica também pode ajudar a impedir a formação de pedras.
Lista de alimentos ricos em oxalatos
Evitar o problema significa impedir sua formação.
Os cálculos renais, ou pedras nos rins como são conhecidos, se formam quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se agrupam e formam cristais que se transformam em pedras. Segundo o Dr.
Evite alimentos com muito sódio
Em tal situação, a primeira coisa que é recomendada é consumir grandes quantidades de líquido (água ou sucos de fruta com propriedades diuréticas, tais como melancia e abacaxi) para estimular que a pedra se mova e seja eliminada do corpo pela urina.
Sim, o bicarbonato pode reduzir a formação de um tipo de pedra no rim. Quando ocorre uma acidificação metabólica, o corpo tira o cálcio dos ossos para tornar o sangue mais neutro, que depois é excretado pelos rins.
Mas então, porque o café está tão associado à formação de pedras nos rins? Na verdade não é a cafeína a vilã do café. Neste caso o problema advém do ácido oxálico presente em alguns alimentos além do café, como chás, tomate, espinafre, agrião, brócolis entre outros.
Qualquer pessoa pode formar pedra nos rins, mas há fatores que aumentam esse risco. Eles são fatores como predisposição genética, não tomar água, consumir alimentos ricos em sal, carnes em excesso e sedentarismo, entre outros.
O principal sintoma de pedras nos rins é a dor intensa. Ela acontece quando o cálculo se move pelo trato urinário. Ela ocorre como uma cólica, mas pode irradiar para todo o abdômen inferior e região genital.
Pessoa com cálculo renal tem dor, para de trabalhar e corre certo risco dependendo do número de cálculos que produza e de onde eles se localizem. Drauzio – Essa obstrução não impede que o indivíduo continue urinando normalmente porque o outro rim permanece funcionando.
Como saber se é pedra no rim (e que exames fazer)
O Ultrassom renal é o exame de escolha para acompanhamento de pacientes com cálculos, pois fornece informações sobre o tamanho da pedra e sua localização dentro dos rins. Os cistos renais também podem ser visualizados através do Ultrassom.
Nos casos em que a infecção é provocada por bactérias, o tratamento consiste no uso de antibióticos, por um período que pode variar de 10 a 14 dias dependendo da orientação médica. Alguns analgésicos ou anti-inflamatórios também são indicados para aliviar a dor.