As briófitas denominam o grupo de plantas mais simples. Elas são pequenas, avasculares e não possuem caule, folhas, nem raízes. Gostam de viver preferencialmente em locais úmidos e necessitam de água para reprodução. Como principais representantes desse grupo, podemos citar os musgos e hepáticas.
As plantas apresentam ciclo de vida com alternância de geração. Podemos dividir as plantas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
: As plantas que têm flores fazem parte do grupo das Angiospermas. A função da flor é assegurar a reprodução. Depois da fertilização do óvulo,o ovário transforma-se num fruto,que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.
angiospermas
Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.
Flor é a estrutura reprodutora característica das plantas angiospérmicas. Sua função é produzir sementes através da reprodução sexuada. ... Ela dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes.
Os frutos que se desenvolvem a partir do ovário da flor são chamados frutos verdadeiros e neles distinguimos as seguintes partes: pericarpo e semente. O pericarpo corresponde à parte externa do fruto e nele podemos observar três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Este último se for duro, recebe o nome de caroço.
O pericarpo é a parte resultante do desenvolvimento da parede do ovário, já as sementes são provenientes dos óvulos fecundados. O pericarpo pode ser dividido em três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. O epicarpo é a camada mais externa do fruto e é formado apenas pelo tecido epidérmico externo.
a) O tomate é um fruto, portanto originou-se do ovário da flor.