Principais nomes do Dadaísmo
A proposta do Dadaísmo é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. ... O Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.
uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. Embora a proposta seja eliminar a linguagem humana do texto, esse poema dadaísta ainda assim faz sentido, não consegue destituir-se de significado, ao contrário de muitos dos “ready-mades” de Marcel Duchamp.
1916
O Dadaísmo foi um movimento que surgiu no início do século XX dentro de um cabaré em Zurique, Suíça no ano de 1916. ... Entre eles, Hugo Ball (1886-1927) se juntou ao principal organizador do movimento, Tzara Tristan (1896-1963) e pregaram o Dadaísmo como uma conduta irracional, ilógica e desordenada.
O movimento modernista surgiu em 1922 junto à famosa “Semana de Arte Moderna de 1922” um marco na história artística nacional, o Dadaísmo só se fez tão presente porque o modernismo no Brasil tinha como características o desejo de liberdade de criação e expressão e a busca do moderno, original e polêmico, essa busca foi ...
Resposta: O Dadaísmo foi um movimento artístico europeu que surgiu em um cabaré em Zurique, localizado na Suíça no ano de 1916. Ele foi idealizado por anarquistas intelectuais germânicos que queriam desconstruir a arte, contrariando a sociedade, a religião, a ciência e a filosofia.
Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social....
O surrealismo foi uma das vanguardas artísticas europeias que surgiu em Paris no início do século XX. ... A arte surrealista não se restringiu às artes plásticas, de modo que também influenciou outras manifestações artísticas: a escultura, a literatura, o teatro e o cinema.
Apesar do movimento ter surgido oficialmente na década de 1920, no ano de 1917 surgiu o termo “Surrealismo”, através do escritor Guillaume Apollinaire. O significado da palavra é “o que está acima do realismo”. ... Os artistas surrealistas buscavam trazer o inconsciente para a arte, explorando os impulsos ocultos da mente.
O Surrealismo é inesquecível. Tal vanguarda propunha representar não a realidade, mas o sonho. Os artistas, influenciados por Freud, acreditavam que a realidade, de fato, era aquela que se manifestava no sonho e no pesadelo.
Características impressionantes, como a não-lógica, a negação dos valores burgueses vigentes (como a honra, a pátria, o trabalho, a religião e a família) e a tentativa de expressar aquilo que é verdadeiro na mente, ou seja, aquilo que está no inconsciente, fazem parte do objetivo das artes surrealistas.
As obras surrealistas tinham como característica elementos abstratos e formas que se baseavam na fantasia e na dimensão do imaginário. Os artistas sempre buscavam a perfeição entre desenhos e cores, dentro do universo imaginário, utilizando recursos como ilusões ópticas e dissociação entre imagens e legendas.
Resposta. Bem, além das artes plásticas, o cinema e o teatro foram abrangidas pelo Surrealismo. Como o filme ''Um Cão Andaluz'', e o livro ''O Teatro e o seu duplo'' que influenciou o teatro como um todo.
As duas tendências do surrealismo são a tendência figurativa e a tendência abstrata.
Além de Tarsila, entre os principais artistas do Surrealismo no Brasil estão: