Wundt postula que o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente imediata. Nessa perspectiva, a Psicologia é uma ciência que investiga como um sujeito apreende sensações e sentimentos (conteúdos mentais básicos da experiência imediata).
A introspecção é o ato em que a pessoa analisa seus estados mentais, tomando consciência deles. Crenças, imagens mentais, emoções, memórias (visuais, auditivas, tácteis, olfativas) e pensamentos são conteúdos mentais que são passíveis de intropecção.
A definição de psicologia apresentada por Wundt pode ser assim resumida: a psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência interna ou imediata (cf. ... Essas duas ciências trabalhariam de forma complementar, com o intuito de abranger o conteúdo da experiência como um todo (cf. Wundt, 1889).
A sensação é basicamente uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. ... A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos.
Sensação: A sensação é a resposta sensorial ou objetiva ao estimulo do meio ela detecta a experiência sensorial básica por meio dos sons, objetos, odores e etc. Desse modo, essa função pode classificada como sendo de natureza objetiva.
Para Wundt, o objeto de estudo está na consciência e para estudá-la ele utilizou os métodos experimentais das ciências naturais. Ele adaptou muitas técnicas empregadas pelos fisiologistas para avançar com sua pesquisa da nova Psicologia.
Resposta: As divergências entre Wundt e Titchener englobam questões referentes ao objeto e ao método da Psicologia. ... Já para Wundt, o método analítico consistiria apenas num meio de se alcançar a meta principal da Psicologia, a saber, descobrir as leis universais da vida psíquica em suas mais variadas manifestações.
O objeto de Estudo da Psicologia para os filósofos clássicos da antiga Grécia é a ciência da alma, ou da psique ou da mente. Por meio da psicologia pode-se estudar o comportamento e as funções mentais, de forma a entender como funciona mente a mente humana.
Mas é com Sócrates (469-399 a.C.) que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. ... Definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem.