Áreas foram totalmente transformadas em grandes lavouras de uma única plantação. ... Diversas florestas naturais passaram a serem pastagens e plantações. A intensa utilização de agrotóxicos e outros produtos químicos provocou a contaminação das águas e do solo dos locais.
Adaptado. As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como Revolução Verde, sobre a qual se pode afirmar: ... Contribuiu para a ampliação da diversificação das espécies e do controle das sementes pelos pequenos agricultores.
Basicamente, as mudanças trazidas pela Revolução Verde estão relacionadas à modificação genética da semente, com a criação dos produtos transgênicos. Dessa forma, as sementes têm seu DNA modificado para produzirem plantas mais fortes e mais resistentes.
A eficiência no campo, o avanço na produção, a pesquisa e o barateamento de alimentos são apontadas como as principais vantagens do conceito da revolução verde. Como desvantagens podemos citar: Esgotamento do solo; ... Priorização à estrutura latifundiária, prejudicando a produção familiar e fomentando o êxodo rural.
-alteração do ecossistema para o plantio de monocultura; -utilização de agrotóxicos prejudiciais à saúde humana; -priorização dos latifúndios em detrimento da agricultura familiar; -êxodo rural.
A análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em duas conseqüências: uma os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação ...
Verificado por especialistas Os benefícios dos OGMs são a resistência conferida a algumas plantas contra pragas e determinados climas, outro ponto positivo é a capacidade de se adaptar a solos que antes do melhoramento não eram adequados para a planta.
Aspectos negativos dos alimentos transgênicos
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
Se formos pensar dessa forma, quem "ganha" são os países desenvolvidos, pela beneficiação do acesso de tecnologias. E os que saem "perdendo" são os países subdesenvolvidos (países pobres), por não conseguirem acompanhar.
A globalização certamente favorece os países que são ricos. Estes têm grande ganho com a globalização em decorrência da existência de bancos que são abertos, de empresas, capitais e grandes companhias que promovem a existência de um grande monopólio comercial, reduzindo assim as concorrências existentes.
A "globalização", em um sentido ideológico, é um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, onde se destacam os interesses puramente financeiros dos países mais ricos.