Os contornos entre os grãos recozidos migram e os grãos maiores crescem às expensas dos menores e o tamanho médio dos grãos aumenta. À medida que o tamanho de grão cresce, as áreas de contornos de grãos para um dado volume de material decrescem, uma condição energeticamente mais favorável.
Em alguns materiais, os átomos vizinhos realmente se afastam de uma vaga, porque sentem atração dos átomos nas cercanias. Uma vaga (ou par de vagas em um sólido iônico) é chamado às vezes um defeito de Schottky. ... Defeitos substitucionais são impurezas que ocupam posições no lugar de alguns átomos no metal.
R: Um contorno de grão é a quando o desalinhamento entre os grãos vizinhos é grande, o contorno formado é chamado contorno de grão. Subcontorno é o desalinhamento é pequeno, o contorno é chamado contorno de pequeno ângulo, e as regiões que tem essas pequenas diferenças de orientação.
-Lacunas ou vacâncias- são vazios na rede cristalina. É tipo de defeito pontual mais simples. Corresponde a falta de um átomo em uma posição na rede cristalina. As lacunas podem ser decorrentes de um uma posição na rede cristalina.
Lacuna (“vacancy”): ausência de um átomo em um ponto do reticulado cristalino. Podem ser formadas durante a solidificação ou como resultado de vibrações atômicas. Existe uma concentração de equilíbrio de lacunas. Auto-intersticial: é um átomo que ocupa um interstício da estrutura cristalina.
Soluções sólidas intersticiais Ocorrem quando um soluto de menor raio atômico que o solvente ocupa sítios intersticiais no reticulado cristalino. Um dos exemplos mais utilizados é a fase ferrita, constituinte da liga de aço, na qual adiciona-se carbono ao ferro para gerar um aumento na resistência mecânica.
O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza. O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.