Resposta. Era da Inspeção, Era do Controle Estatístico da Qualidade, Era da Garantia da Qualidade e Era da Gestão da Qualidade Total.
As 4 Eras das Qualidade:
Garvin (1984, 2002) definiu as Eras da Qualidade (inspeção, controle estatístico da qualidade, garantia da qualidade e gerenciamento estratégico da qualidade). ... As notas dadas pelos participantes de cada empresa foram somadas, sendo que essa soma foi feita para cada Era da Qualidade.
Parece que estamos iniciando a quinta era da Qualidade(a), numa abordagem que realmente antecipa as ocorrências a tempo de eventual correção, onde o big data, a integração de sistemas, a internet das coisas e a nuvem, dentre outras, estão nos levando a um volume de dados relevantes e confiáveis nunca antes presenciado.
O Controle de Qualidade Total (Total Quality Control) é um método de administração multidisciplinar, que faz uso de diversos programas, técnicas e ferramentas buscando a qualidade total nos processos produtivos das empresas e a satisfação dos agentes envolvidos direta e indiretamente com estes processos.
Os custos da não qualidade estão relacionados a falhas internas, refugos, retrabalhos, ações corretivas, erros de projetos, falhas na produção, acabamentos mal feitos, desperdícios, maus planejamentos e entre outros.
A classificação de custos da qualidade mais utilizada na literatura atual é a utilizada por Juran e Gryna (1991 apud MAIA, 2006, p. 21) no livro Controle da Qualidade Handbook, onde os custos são classificados em: custos de prevenção, custos de avaliação, custos de falhas internas e custos de falhas externas.
5a Questão Todos são benefícios do gerenciamento de qualidade, EXCETO: Aumento da satisfação das partes interessadas do projeto Redução dos custos do projeto Aumento da produtividade equipe do projeto Aumento do padrão de qualidade do produto estabelecido pelo cliente do projeto Redução dos custos de correção de falhas ...
Quando falamos de CMV - Custo de mercadoria vendida, CSP - Custo de serviços prestados ou CPV - Custo de produtos vendidos, estamos nos reportando a contabilidade de custos.
O planejamento da qualidade envolve identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los. ... Existem muitas outras que podem ser úteis em certos projetos ou em algumas áreas de aplicação.
Custos de conformidade e de não conformidade Os custos de conformidade são aqueles associados à elaboração e à entrega de bens e serviços segundo as especificações de qualidade estipuladas previamente.
Um projeto consiste de um esforço temporário empreendido com objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim determinados, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.
Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.
2 Qual da categorias de custos que se reduz drasticamente à medida que as não-conformidades tendem a zero? Justifique sua reposta. Resposta: Custo de falhas (internas + externas), na medida em que inexistindo não-conformidades essas falhas serão minimizadas, ocasionando, portanto, decréscimo na categoria falhas.
São custos de prevenção que podem compor o custo da qualidade de um produto: Escolha uma: ... Planejar a qualidade para evitar falhas. e. Garantia dos produtos através da Certificação Compulsória.