Origem. O surgimento da Física quântica moderna deu-se em 1920, quando o físico alemão Max Planck logrou explicar o mecanismo da emissão de corpo negro e a sua relação com um bizarro erro nos cálculos da época, chamado catástrofe ultravioleta.
É difícil assegurar quando a Física surgiu como ciência, mas a explicação mais aceita é: quando o homem parou de tentar explicar a natureza por meio da filosofia ou de esclarecimento místicos e divinos. ... Eles buscavam explicar a natureza sem reconhecer as explicações divinas.
Nos séculos XVIII e XIX surgiram os fundamentos da termodinâmica e do eletromagnetismo, destacando-se Rudolf Clausius, James Prescott Joule e Michael Faraday. ... No final do século XIX pensava-se que todos os fenômenos físicos poderiam ser explicados dentro das teorias correntes.
Segundo a história, a física tem origem na Grécia Antiga. ... A primeira teoria física foi a teoria atômica da Grécia, criada no século V a.C. por Leucipo, de Mileto, e seu aluno Demócrito, de Abdera. Essas fórmulas apontavam as primeiras hipóteses sobre os componentes essenciais da matéria.
A Física é uma ciência que estuda as propriedades da matéria e das forças naturais e normalmente é expressa por uma linguagem matemática. Seu surgimento data deste a a Antiguidade, na Grécia, onde os primeiros estudiosos começaram a investigar sobre os fenômenos naturais e traçar teorias que pudessem explicá-los.
A física é chamada de ciência fundamental pois é a partir dela que é possível estudar os fenômenos mais básicos e importantes que regem a nossa vida.
A mecânica estuda o movimentos, a térmica as relações de temperatura, a óptica os fenômenos da luz e espelhos, a ondulatória as ondas, o electromagnetismo os fenômenos dos elétrons e a física modernos estada relacionada a estudos quânticos, entre outros.
Mecânica, Termologia, Movimento Ondulatório, Óptica, Eletricidade e Física Moderna Mecânica: é o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos. Termologia: é o ramo que estuda os fenômenos térmicos. ... Eletricidade: é o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.
As descobertas da Física também são classificadas por períodos: Física Clássica, abrangendo as teorias de mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo; e Física Moderna, com os conceitos da Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade e da física experimental.
Os fenômenos elétricos e magnéticos estão, pois, indissociavelmente ligados; passaram, desde então, a constituir um único campo de estudo, o eletromagnetismo.
A física clássica descreve a maioria dos estudos anteriores ao início do século 20. Ela envolve, tipicamente, conceitos de física de grande porte e seus ramos incluem termodinâmica, eletricidade e magnetismo, mecânica, luz e ótica e som. Já a física moderna está mais preocupada com o mundo microscópico das partículas.
A Física estuda os fenômenos naturais relacionados com a mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e física moderna. Física é a ciência que estuda a natureza. É a responsável por nos levar ao estudo dos fenômenos naturais. Veremos a seguir os objetivos esperados a partir do estudo da física e suas divisões.
A Física é a área das ciências naturais que estuda os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo. ... Assim sendo, a física foi definida como: A ciência que estuda a natureza.
Por exemplo, se quisermos calcular o potencial elétrico (U), basta tamparmos o U na figura acima, dessa forma, veremos que U é igual à corrente elétrica (i) multiplicada pela resistência (R).
A física na medicina está diretamente ligada a utilizações de altas radiações ionizantes nas áreas de radiodiagnostico, medicina nuclear, rádioterapia e braqueterapia. Entretanto, suas áreas de atuações são bastante diversificadas, estendendo-se por áreas como bioeletricidade, bio-óptica, hipertermia, termografia etc.