O movimento de saída do campo faz com que se diminua a população rural de um país, gerando escassez de mão de obra, diminuindo também os níveis de produção de alimentos e de matéria-prima. Em uma escala maior, isso resulta em um processo inflacionário e no aumento do custo de vida da população.
A Inglaterra foi a pioneira (primeira) na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: - possuir uma rica burguesia, - fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa; - êxodo rural; - localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Isso fez com que surgisse novas tecnologias: locomotivas a vapor, barcos a vapor, telégrafo e a fotografia. Leia também: Consequências da Revolução Industrial.
A Revolução Digital, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, refere-se aos processos associados à passagem da tecnologia eletrônica mecânica e analógica para a eletrônica digital, iniciada entre o final dos anos 1950 e o final dos anos 1970, com expansão do uso de computadores digitais e a constituição ...
No Fórum Mundial de Davos, os acadêmicos enumeraram as definições de transformação tecnológica nos processos de produção com a Revolução Industrial 4.
A internet mudou o mundo. Com seu surgimento, ingressamos de vez na era da informação. A conexão entre pessoas e entre dispositivos – cada vez mais abrangente, veloz e acessível – transformou a forma como as empresas e a sociedade operam e interagem.
Com a revolução tecnológica foram criadas muitas máquinas e com as máquinas várias indústrias que geram muitos empregos e tbm a produção de certas mercadorias ficou muito mais rápida.
O objectivo das tecnologias é promover cultura, através de Informação, comunicação e formação essencial ao desenvolvimento da Sociedade... As tecnologias hoje estão presentes nos nossos dia-dia cada vez mais, sendo muito utilizadas, tanto em casa como no local de trabalho, escolas, etc.
Maior agilidade, produtividade e eficiência nos processos A falta da utilização da tecnologia em processos de manufatura pode ser um dos grandes causadores da baixa produtividade nas indústrias. ... A tecnologia, portanto, é capaz de remover o contraste que existe entre esses dois conceitos.
Além disso, “trazer o auxílio da tecnologia para a indústria ajuda a conquistar mais eficiência nos processos internos, redução drástica de erros e de retrabalho, além de gerar inovação, uma vez que se torna possível realizar coisas que, sem o auxílio tecnológico, não se conseguiria”, assegura Ronaldo Alves, consultor ...
Quais são os benefícios da gestão da produção industrial?
Aumenta a produtividade Também chamada por alguns como a era da produtividade, a era digital permite a incorporação de tecnologias que otimizam o tempo de trabalho. Entre elas, aprendizado de máquina, chatbots, computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas.
Agilidade nas tarefas Com as máquinas e dispositivos conectados, robôs trabalhando durante todo o dia e automatização de diferentes processos, as indústrias produzirão muito mais em menos tempo, ou seja, executarão as tarefas de forma ágil.