Podemos citar que as principais evidências atualmente encontradas de contrastes entre os diferentes territórios brasileiros são as seguintes: inadequada distribuição de renda, elevado índice de favelização, elevado desemprego, muita fome em determinadas regiões e analfabetismo.
A distribuição espacial da população está baseada em diversos fatores – ambientais, econômicos, sociais e culturais. Em tempos de distâncias encurtadas por densas redes de transportes e comunicações, cabe questionar o papel da mobilidade.
É a distribuição algo em uma determinada área. Faremos a distribuição espacial do Pau-Brasil.
População absoluta é o total de habitantes de um determinado lugar. Esse número é obtido por meio de levantamentos gerais da população e pela contagem de todos os habitantes de uma cidade, país ou região.
O crescimento vegetativo corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Esse conceito é a taxa que, juntamente ao índice migratório, irá determinar o índice final do crescimento demográfico num determinado território.
A razão fundamental da queda das taxas de crescimento populacional no Brasil foi a diminuição da taxa de fecundidade (média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, o que significa que as famílias brasileiras estão diminuindo.
a Ásia é o continente
Os países mais habitados do planeta são a China com 1,44 bilhão de habitantes e a Índia com 1,39 bilhão, ou seja, vivem entre eles 37% da população mundial....Ranking demográfico: os países e cidades mais populosos do mundo.