Possibilitar melhor controle de qualidade e da quantidade. A principal desvantagem desse estilo é a possibilidade de conflitos entre os órgãos de linha e de staff porque os especialistas de staff tendem a forçar suas sugestões e tentam impor suas ideias.
Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados. As quatro principais funções do staff são: a) divisão do trabalho; especialização, amplitude administrativa; racionalismo.
Os conflitos entre linha e staff são tradicionais. O conflito ocorre porque os gerentes de linha e os especialistas de staff discordam sobre quem tem a autoridade para tomar as decisões sobre pessoas.
O staff se concentra em situações mais específicas, como dificuldades em algum setor técnico, enquanto a Responsabilidade de Linha engloba a empresa como um todo e informa todos os detalhes aos gestores gerais para detalhar cuidados e incentivar estratégias ainda mais vantajosas para otimizar o trabalho na organização.
ARH COMO RESPONSBILIDDE DE LINHA E FUNÇÃO DE STAFF É a ele que cabem as decisões sobre a dinâmica e os destinos da organização e dos recursos disponíveis ou necessários.
Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.
O primeiro conceito de linha e assessoria define que as unidades organizacionais de linha têm ações de comando, enquanto as unidades organizacinais de assessoria não têm ações de comando, porque apenas aconselham as unidades de linha no desempenho de suas atividades.
b) A função do órgão de staff é orientar os gestores sobre normas, procedimentos, sobre como administrar seus subordinados e assessorá-los na tomada de decisões.
LINHA. Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço; um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.
A partir de um ponto podemos traçar uma linha. A linha é uma sequência de pontos. Essa linha deve ser entendida como força e direção e não apenas como linha de contorno.