Os coloides são classificados como misturas heterogêneas com, pelo menos, duas fases e são compostas por dispersante e disperso. O primeiro equivale ao solvente de uma solução, e o segundo corresponde ao soluto e possui tamanho médio de 1 nanômetro (nm) a 100 nm — 1 nm = 10-9 m.
Segundo essa classificação, temos cinco tipos de coloides, que são:
Os coloides podem apresentar como dispersante um meio sólido, líquido ou gasoso. Alguns exemplos de coloides são o sangue, o leite, a maionese, o isopor, as nuvens, a gelatina… e muitos outros!
Os coloides, ou sistemas coloidais, são misturas em que as partículas dispersas têm um diâmetro compreendido entre 1 nanômetro e 1 micrometro, partículas estas que podem ser átomos, íons ou moléculas. ...
A aglomeração das micelas provoca a precipitação do colóide. Existem dois fatores que mantêm o colóide estável. a) as micelas possuem a mesma carga elétrica e, portanto, sofrem repulsão, evitando a aglomeração e conseqüentemente a precipitação do colóide. ...
1) o principal é que ele contenha entre 1000 e 1450 ppm de flúor. Sendo assim é importante estar de olho nas letras miúdas da caixinha, que revelam quantas partes do mineral existem por milhão de partes (ppm) naquela formulação; Deve ser acima de 1000 ppm.
O Efeito Tyndall ocorre quando há a dispersão da luz pelas partículas coloidais. Neste caso, é possível visualizar o trajeto que a luz faz, pois estas partículas dispersam os raios luminosos.