Conhecida no passado como "violeta das bruxas", a vinca tem qualidades que vão além das poções do amor. De flores rosas ou brancas, essa planta que brota espontaneamente em qualquer punhado de terra ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue, agindo como um diurético natural.
A Vinca é uma planta medicinal, também conhecida como Boa-noite ou Unha-de-gato, muito utilizada no tratamento de problemas circulatórios. O seu nome científico é Vinca rosea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
A vinca se desenvolve melhor durante a primavera, mas pode florescer o ano todo em condições adequadas.
Poda: não é necessário podá-la, no entanto, pode apará-la na primavera (depois da floração) para conseguir o aparecimento de novos rebentos. Multiplicação: multiplica-se por sementes (primavera) ou pelas suas alporquias naturais (primavera-verão).
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno. Não tolera o calor intenso, períodos de estiagem, nem o pisoteio.
As regas devem ser regulares pois não desenvolve bem em solos secos mas não tolera o substrato encharcado. Propagação por estacas de ramo na primavera em substrato tipo areia ou casca de arroz carbonizada, mantido úmido até notar que estão se desenvolvendo folhas.
Como cuidar: Para melhores resultados deve-se utilizar solo que esteja devidamente fertilizado e sempre umedecido; quanto à luminosidade, essa planta cresce muito bem diretamente ao sol, até porque ela é bem resistente e nem sofre queimaduras.
Em vasos a realidade muda e você deverá oferecer adubo orgânico – composto ou esterco bem curtido, a cada estação e, especialmente, quando se iniciar a floração. Também é adequado fornecer cinza de madeira, farinha de osso e de casca de ovos misturadas à água da rega (não regar as flores e folhas, só o pé da planta).
O hibisco se desenvolve sem luz solar direta, mas não floresce se não receber pelo menos uma ou duas horas de luz do sol todos os dias. Coloque a planta em uma janela ensolarada a uns 2,5 cm ou 5 cm do vidro para que o calor da superfície não danifique a folhagem e as flores.
As que possuem pétalas de forma simples, podem durar apenas 24horas e as com pétalas dobradas, chegam a durar dois dias. Quando em ambiente quente e úmido, podem florescer o ano todo, principalmente na primavera e no verão.
Um hibisco com folhas amarelas pode sinalizar problemas com o cuidado da árvore, mas não significa necessariamente que ela tenha sido danificada irreparavelmente. ... Uma das causas comuns para as folhas amarelas é a dormência do hibisco, na qual ele não precisa de cuidados especiais.
Não há como tratar as folhas afetadas, mas é possível prevenir que a praga afete as novas folhas que nascerão: aplique calda de fumo – uma mistura coada de pó de fumo, sabão de coco e água – ou óleo mineral. Se preferir o controle químico, recorra a inseticidas de uso caseiro, encontrados em gardens centers.
Faça uma poda completa. Podas totais deixam um gosto amargo na boca, pois, apesar de fazer o hibisco produzir tantas flores, são feitas com um corte quase total da planta. Corte cada ramo de forma que haja apenas dois ou três nós em cada um deles. Não se esqueça que nunca se deve cortar mais do que 2/3 de cada ramo.
É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.
lua minguante é também ideal, já que a seiva das plantas refluem para a raiz, fazendo com que a poda dos galhos e folhas desperdice menos seiva. E finalmente a poda no período da tarde permite que as plantas tenham o período noturno para cicatrizar os cortes.