O verbo exigir é frequentemente escrito de forma errada: exijir. Contudo, a escrita correta é com g. Apenas em algumas formas verbais ocorre a alteração da consoante g para a consoante j, para manutenção da pronúncia: eu exijo, que ele exija, exijamos nós,…
Significado de Relampejar verbo intransitivo Elaborar um ou vários relâmpagos: vai começar a relampejar. Fulgurar; brilhar intensa e excessivamente: relampejavam as águas do mar.
Tanto faz dizer “está relampejando” quanto “está relampeando” (observe a grafia do gerúndio com e, e não i). Relampejar é a forma mais usual e tem por sinônimo relampear ou relampaguear (este último, sim, é verbo pouco usado).
Podemos utilizar os verbos relampejar ou relampear sempre que quisermos referir o ato de ocorrer relâmpagos, bem como o ato de passar ou brilhar repentinamente, como se fosse um relâmpago. O verbo relampejar é tido como o mais correto e socialmente aceite, sendo o mais utilizado pelos falantes.
Evite usar eletrônicos que estejam conectados à tomada durante as chuvas. No caso dos celulares, não os coloque para carregar e use apenas na bateria, assim evitará que ele estrague por possíveis problemas que possam acontecer na rede elétrica.
Trovoando vem do verbo trovoar. O mesmo que: estrondando, estrondeando, tronando, troando, trovejando.
Ambas as palavras estão correctas. No entanto, trovejar é palavra mais culta; trovoar, de uso mais popular. Observe-se que, estilisticamente, trovejar, como a maior parte dos verbos terminados em ejar, tem sentido mais dinâmico do que trovoar.
Como o fenômeno acontece em questão de instantes, as partículas de ar se expandem pelo calor e são imediatamente comprimidas pelo resfriamento da atmosfera. Dessa forma, cria-se uma onda de ar comprimido que se expande como uma explosão para todas as direções, gerando o barulho que denominamos trovão.
A explicação é bem simples. O que ocorre é que a luz se propaga em uma velocidade muito maior do que o som. ... Assim, a luz do relâmpago é vista por nossos olhos antes que o som do trovão chegue aos nossos ouvidos.
Tanto a luz como som são ondas, porém nós não conseguimos ouvir a luz pelo fato dela ser uma onda eletromagnética, que é proveniente da oscilação entre um campo elétrico e um magnético, e apenas nossos olhos possuem receptores para captar essas ondas.
Para estimar a distância, d, em metros, entre o observador e a descarga elétrica, multiplica-se por 340 o tempo, t, em segundos, que decorre entre o instante em que se vê o relâmpago e o instante em que se ouve o som do trovão.
Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão, vemos o clarão do relâmpago. Por que vemos primeiro a luz e somente depois ouvimos o som? Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som.
Como calcular a distância de um raio com o som Para saber mais ou menos a que distância um raio está de você, conte o tempo em segundos, do momento em que ver a luz do relâmpago até quando ouvir o som do trovão. Divida esse número por três e o resultado será aproximadamente a quantos quilômetros o raio caiu.
O trovão é uma onda sonora, e seus meios de propagação são o solo e o ar. A freqüência dessas ondas depende do meio de propagação (ar ou solo). Geralmente as frequências costumam ser maiores (ou seja, a vibração é mais rápida) quando as ondas são propagadas no solo.
Quando cai um raio vemos primeiro o clarão, que viaja a 300.