Como confirmar: o diagnóstico do megacólon congênito é feito pela observação dos sintomas da criança pelo médico, realização do exame físico, além da solicitação de exames como raio-x do abdômen, enema opaco, manometria anorretal e biópsia retal, que permitem confirmar a doença.
Gostaria de saber o que é Megacolon e se é grave. Megacolon é uma aumento no tamanho do intestino grosso, associado com a perda de função progressiva dele, fazendo com que o paciente demore cada vez mais tempo entre uma evacuação e outra. Alguns pacientes chegam a demorar 3 ou 4 semanas para evacuar as fezes.
O abdômen cresce e comumente surge a mais freqüente complicação do megacólon chagásico que é o fecaloma. Nada mais do que fezes acumuladas, num único bolo, no interior do intestino, ressecado, de grande volume e impossível de ser propelido pelos movimentos intestinais, que são ineficazes.
Fase aguda: é a fase da doença que surge após a infecção onde os sintomas clínicos são mais nítidos (febre alta, parasitemia elevada, etc.). É um período de definição: o paciente se cura, passa para a fase crônica ou morre.
Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.
A existência de habitações cujas condições físicas favorecem a colonização de triatomíneos associados à pressão de exemplares de procedência silvestre reinfestando o peri e o intradomicílio, a dificuldade de êxito no controle desses vetores, com inseticidas, constituem fatores que recomendam a Melhoria da Habitação ...
(Pucmg) São medidas eficazes no combate e controle da Doença de Chagas: evitar o desmatamento. construção de casas com parede de alvenaria. desinsetização externa e interna nas residências.
O Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCh) foi institucionalizado em 1950 pelo Serviço Nacional de Malária, mas só foi sistematizado e estruturado na forma de programa de alcance nacional em 1975 pela Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), atual Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) 3,4.