A causa principal da cefaleia orgástica não é conhecida. Há uma corrente de estudiosos que afirma ter relação com o aumento da pressão sanguínea durante do ato sexual, quando a dilatação de vasos na cabeça e a produção de serotonina podem desencadear as crises.
A cefaleia pré-orgástica ocorre durante a relação sexual, com sua intensidade aumentando conforme a excitação sexual aumenta. Costuma ocorrer na cabeça toda e região cervical. A cefaleia orgástica ocorre de maneira súbita no exato momento do orgasmo, como uma dor explosiva e de forte intensidade.
A dor de cabeça de sinusite é uma condição bastante incômoda, especialmente para as crianças. Trata-se de uma doença também chamada de cefaleia sinusal, que se caracteriza por uma intensa dor na região da cabeça e rosto que vem acompanhada de outros sintomas, como inflamação nos seios da face.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto. Veja como fazer este tipo de lavagem do nariz.
7 formas naturais de aliviar a sinusite
Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.
Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus Influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.
Como prevenir
Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável. Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa.
Sinusites que levam à morte não são situações comuns, mas podem ocorrer no caso de infecções por bactérias que não recebem o tratamento adequado ou quando há outras doenças ao mesmo tempo. As sinusites podem ser do tipo viral, que é a mais comum (80% dos casos), ou bacteriana (20%).
Em média, a crise aguda dura até duas semanas. A sinusite se torna crônica quando os sintomas continuam por mais de três meses.
A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.
Uma ótima solução caseira para sinusite é a limpeza do nariz com água morna e sal, pois ela permite que aos poucos a água com o sal dissolva a secreção presa nos seios nasais, facilitando a respiração e diminuindo a dor e o desconforto. Colocar a água para ferver e depois de fervida, deixar amornar.
O uso de descongestionantes nasais e soro fisiológico podem ser úteis para a lavagem das narinas. Além disso, podem ser realizadas inalações de vapor d'água, já que é capaz de descongestionar e diminuir as secreções formadas na mucosa nasal. Veja como fazer a lavagem nasal para sinusite.
Deitar-se com um pano quente sobre os olhos e nariz também ajuda a aquecer as vias nasais e soltar as secreções. Você também pode alternar compressas quentes e frias para aliviar a dor e a pressão sinusal. O ideal é começar com uma toalha ou pano quente e ficar com ele por cerca de três minutos.
Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite:
Os seios da face compreendem a região da “maçã” do rosto, ao lado do nariz e a testa. As secreções contaminadas penetram nestes seios levando a uma intensa reação inflamatória e infecciosa. Resultado: secreções aumentadas e infectadas, congestão, mal estar, tosse, principalmente noturna, dores pelo corpo e...
O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
Posologia recomendada: Sinusite: 500 mg por dia por 3 dias. Clamídia: 1000 mg em dose única. Pneumonia: 500 mg no primeiro dia, seguido por 250 mg por dia por 4 dias.
amoxicilina-clavulanato: antibiótico de primeira escolha se o paciente não é alérgico a penicilina. A dose é de 500 mg/125 mg a cada 8 horas; alta dose de amoxicilina-clavulanato (2 g de amoxicilina 2 vezes/dia) deve ser usada nas seguintes circunstâncias: resistência de S.
Nos casos de sinusite alérgica, os remédios mais utilizados são os anti-histamínicos, como a Loratadina, Cetirizina ou Terfenadina, por exemplo, pois ajudam a reduzir a alergia e a aliviar a pressão dentro dos seios nasais.
Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.
Descongestionantes nasais como o Sorine, sob orientação do médico, para tornar as secreções mais fluidas e mais fáceis de eliminar; Corticoides orais como a Prednisona, sob indicação e prescrição médica, para tratar a inflamação dos seios nasais.
Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.