Os telúricos são mais densos, pois neles há mais material sólido, enquanto os jovianos são compostos, predominantemente, por gases.
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são planetas jovianos, assim chamados porque se parecem com Júpiter. São grandes, gasosos, estão distantes do Sol e têm muitos satélites. ... Plutão é um planeta pequeno, mas constituído de gelos (gases solidificados).
Os planetas gasosos são compostos por gases que, em função das baixas temperaturas, encontram-se em estado sólido. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Um satélite é um objeto no espaço que orbita ou circunda um objeto maior; entretanto, existem dois tipos de satélites: os naturais, que, como o nome sugere, provém da natureza (como a Terra orbitando o sol ou como a lua orbitando a Terra) ou os artificiais, que são criados pelo homem (como a Estação Espacial ...
Órbita é o "caminho" que um astro percorre ao redor de outro. Ao girar em torno do Sol, por exemplo, a Terra está fazendo a sua órbita.
Quando os planetas aproximam-se do periélio, sua velocidade e energia cinética aumentam. Ao se aproximarem do afélio, sua energia potencial gravitacional aumenta, e sua velocidade orbital diminui. Ao aproximar-se do Sol, a velocidade orbital dos planetas tende a aumentar.
Quando o planeta aproxima-se do periélio, sua velocidade translacional aumenta, em razão do ganho de energia cinética. II – FALSO. As órbitas planetárias são elípticas, com o Sol ocupando um de seus focos. ... O período orbital é proporcional ao raio da órbita.
O planeta possui maior velocidade quando está mais próximo do sol (periélio) e menor quando está mais afastado (afélio).
No periélio a velocidade é maior devido a circunferência ser maior, porém a área é a mesma. Nota-se que na imagem abaixo a circunferência percorrida no afélio é menor que no periélio, porém as duas áreas são iguais e consequentemente o tempo previsto para o planeta percorrer deve ser igual.