As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Resposta: Há nele um jogo simétrico de contrastes, expresso por pares antagônicos como Sol/Lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria, etc., que compõe a figura da antítese. As figuras de linguagem são uma das principais características do Barroco.
Os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são:
Arte barroca brasileira: características Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
De acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, barroco terá a sua origem no italiano barocco, vocábulo que designaria, entre outras coisas, um silogismo escolástico formalista e absurdo para os Renascentistas.